Economia do lar

Produtos de limpeza em pó ou líquido? Comum ou concentrado? Saiba quais rendem mais:

Produtos concentrados são melhores para o meio ambiente por usarem menos água em sua composição
Produtos concentrados são melhores para o meio ambiente por usarem menos água em sua composição

Na hora de fazer as compras o mais importante é unir qualidade, durabilidade e preço. E isso vale para tudo, inclusive para os produtos de limpeza. Mas é aí que começam as dúvidas. Afinal, o que é melhor: os em pó ou os líquidos? Os comuns ou concentrados? Verdade seja dita, é preciso saber escolher os itens certos para garantir uma faxina eficaz e ainda satisfazer o bolso. Se você está se sentindo perdido, pode ficar tranquilo, porque nós vamos te ajudar com essa tarefa! Dá uma olhada nas nossas dicas:

Sabão líquido é indicado para preservar o tecido

Se a sua preocupação é a conservação da roupa, o sabão líquido é a melhor opção. O produto leva uma quantidade maior de água, o que significa que se dilui com mais facilidade, deixando menos resíduos no tecido e na máquina de lavar. Dessa forma, você não corre o risco da cor da sua roupa ficar desbotada com facilidade. Se a peça for delicada esse tipo de produto é a melhor opção.

Sabão em pó limpa com mais facilidade

Quando o assunto é remover sujeira pesada e retirar manchas, você deve optar pelo sabão em pó. Mas tome cuidado: ele é tão eficaz que pode ser até difícil retirar o produto da superfície. Enxágue bem para que o material lavado não fique escorregadio, ensaboado, ou até mesmo azulado. Esse tipo de produto rende mais que os líquidos, já que a presença de água na fabricação reduz a capacidade de limpeza.

Concentrados levam menos água na composição

Quando usados de maneira correta, os produtos de limpeza concentrados são mais rentáveis. Além disso, estão entre os queridinhos dos consumidores, porque além de durarem bastante respondem positivamente o quesito qualidade e preço bom. Os concentrados podem render mais do que as versões em pó, já que levam menos água na composição. E mesmo quando aplicados em pequenas quantidades eles cobrem áreas sujas maiores.

Produtos concentrados são mais sustentáveis

Os produtos concentrados ainda atendem o quesito sustentabilidade! Como a fórmula da composição usa uma quantidade menor de água, as embalagens são menores, o que significa menos plástico usado para armazenar o produto. Esse ciclo gera economia na matéria-prima, o que é ótimo para o bolso, porque o produto fica mais barato.

Detergente rende mais

Na hora de lavar a louça, os sabões em barra são menos eficazes para remover as gorduras, apesar de aparentarem ter uma durabilidade maior. Ao mesmo tempo eles marcam pontos positivos com o meio ambiente. Por serem fabricados com óleo e gordura vegetal ou animal, são biodegradáveis. Já o detergente, apesar de mais rentável e eficaz na remoção da sujeira, é mais agressivo à natureza por conter derivados do petróleo em sua composição.

Os panos de limpeza contribuem para o rendimento dos produtos

Uma dica interessante e que pode ajudar no rendimento dos seus produtos é a escolha do pano e da esponja para a limpeza. Elimine os que têm muito tempo de uso: eles podem sujar mais ao invés de limpar. Evite também transformar as roupas velhas em panos, porque o tecido absorve menos o produto, o que faz você gastar mais. E não queremos ter prejuízos, não é mesmo?

Matérias: Economia do lar

Ver mais