Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Procura sugestão de almoço para o Dia das Mães? 8 receitas que são um sucesso
Guia Culinário 05/05/2020

Procura sugestão de almoço para o Dia das Mães? 8 receitas que são um sucesso

Tem coisa melhor que preparar um belo almoço (com direito a sobremesa) para comemorar o Dia das Mães? Em todo o Brasil, o segundo domingo de maio é considerado uma data sagrada, reservado para homenagear quem sempre cuidou da gente. E, para que você capriche na comemoração, nós fizemos uma lista com 8 receitas (doces e salgadas) que são um sucesso no site para preparar no Dia das Mães. Dá uma olhada!

Veja receitas de pratos principais

Para começar, que tal definir o prato principal para este domingo de Dia das Mães? Caso o objetivo seja preparar algo mais tradicional, por exemplo, nada melhor que uma boa feijoada. Esse prato rende bem e tem tudo a ver com o clima de almoço em família! Receitas com massa (como nhoque ao molho pomodoro), por sua vez, também são refinadas, rendem bem e ficam deliciosas. A nossa sugestão é apostar no tipo de comida que a sua mãe mais gosta, assim não tem erro!

Frango cremoso ao forno

Que tal apostar em uma receita simples de frango cremoso ao forno? Esse prato é barato, simples de fazer (leva cerca de 40 minutos) e fica muito saboroso – aposto que a sua mãe vai amar!

Você vai precisar de: 700 g de peito de frango Qualitá picado e temperado à sua maneira; 2 colheres (sopa) de azeite Qualitá; ½ cebola picada; 150 g de molho de tomate Qualitá; 1 pote de requeijão Qualitá; 1 colher (chá) de salsinha desidratada Qualitá; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece refogando a cebola com um pouco de azeite. Em seguida, acrescente o frango cortado em cubos e deixe cozinhar bem. Acrescente o molho de tomate, misture bem, ponha o requeijão e os temperos a gosto (salsinha, sal e pimenta-do-reino). Depois, coloque a mistura em uma travessa, cubra com o queijo ralado e leve para gratinar no forno a 180°C por alguns minutos. Você pode servir esse prato com arroz branco e batata palha – fica delicioso!

Feijoada

Prato tradicional da culinária brasileira, a feijoada é uma ótima opção para almoços grandes em família – além de saborosa, ela rende superbem e é mais simples de fazer do que parece. Nós separamos uma receita de feijoada do chef Carlos Bertolazzi que é de dar água na boca.

Você vai precisar de: 500 g de feijão preto Qualitá; 1 pacote kit feijoada Qualitá; 1 tablete de caldo sabor bacon Qualitá; 2 folhas de louro Qualitá; 50 g de óleo Qualitá; 3 dentes de alho Qualitá picados.

Comece separando as carnes do kit feijoada (costela suína; pé suíno salgado; linguiça tipo calabresa cozida e defumada; toucinho; carne bovina e de frango; bacon; pele suína salgada) e dessalgue na água fervente. Em uma panela de pressão, doure o alho moído junto com o óleo, acrescente o feijão, as folhas de louro e misture um pouco. Adicione o caldo sabor bacon dissolvido em água, as carnes dessalgadas e feche a panela. Quando começar a chiar, deixe por mais 20 minutos e prontinho! Quando estiver pronto, sirva com arroz, farofa de milho e couve manteiga refogada. Fica uma delícia!

Strogonoff de carne flambada

Outro prato que faz bastante sucesso e é bem simples de fazer é o strogonoff de carne. Mas que tal fazer uma receita mais incrementada? A nossa dica é apostar nos cogumelos e usar um pouco de conhaque – seguindo as instruções do chef Carlos Bertolazzi – para flambar a proteína e dar um sabor a mais a essa receita tradicional.

Você vai precisar de: 750 g de filé bovino em tiras; 100 g de cebola picada Qualitá; 50 gramas de farinha de trigo Qualitá; 400 g de creme de leite Qualitá; 150 g de cogumelo Paris fatiado Qualitá; 75 gramas de óleo Qualitá; 50 g de ketchup tradicional Qualitá; 30 g de mostarda; 5 g de páprica doce; 30 g de molho inglês Qualitá; 45 g de conhaque.

Para começar, tempere bem a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto e espere uns minutinhos para o sabor pegar bem. Passe a carne na farinha de trigo e, em seguida, coloque em uma panela com óleo quente e espere dourar. Acrescente as cebolas, refogue um pouco e adicione o conhaque para flambar. Em seguida, acrescente o ketchup, a mostarda, a páprica, o molho inglês e misture bem. Para finalizar, acrescente os cogumelos fatiados, o creme de leite e acerte o sal se necessário. Misture mais um pouco e sirva com arroz branco e batata palha. É de dar água na boca, né?

Gnocchi de pomodoro

Que tal apostar em uma receita de massa refinada para servir neste Dia das Mães? O gnocchi de pomodoro recomendado pelo chef Carlos Bertolazzi é bem simples de fazer e mistura o melhor do sabor italiano com o brasileiro.

Você vai precisar de: 1 kg de batata tipo asterix Qualitá; 250 g de farinha de trigo Qualitá; 100 g de parmesão ralado Qualitá; 1 gema de ovo caipira Qualitá; molho de tomate com pedaços Qualitá; manjericão Qualitá a gosto.

Comece colocando as batatas cortadas para cozinhar em uma panela com água. Quando elas estiverem bem macias, amasse-as com um garfo (ou um amassador) e espere esfriar um pouco. Em seguida, acrescente uma gema, o sal, o queijo ralado e a farinha até dar o ponto. Faça um cilindro com a massa e, então, corte os gnocchis no tamanho que preferir. Depois, coloque os gnocchis para cozinhar em uma panela com água e retire-os quando eles estiverem flutuando. Em uma outra panela, aqueça o molho de tomate, adicione os gnocchis já cozidos e, para finalizar, coloque umas folhas de manjericão a gosto. Fica delicioso!

Confira opções de sobremesas

Agora que você já definiu o prato principal, que tal selecionar uma sobremesa caprichada para o Dia das Mães? Você pode recorrer às clássicas opções de chocolate ou apostar em um doce diferenciado, quem sabe. Dá uma olhada nas nossas sugestões!

Bolo de chocolate com cobertura

Para começar a lista das sobremesas, nada melhor que uma clássica receita de bolo de chocolate com cobertura que faz sucesso em todas as famílias. Bem tradicional e simples de fazer, esse doce fica bem saboroso e rende superbem.

Você vai precisar de: 6 ovos; 2 copos de requeijão de açúcar; 2 copos de requeijão de farinha de trigo; 1 copo de requeijão de chocolate em pó; 1 copo de requeijão de água filtrada; ½ copo de requeijão de óleo; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 xícara de chá de manteiga (calda); 1 copo de requeijão de açúcar (calda); 1 copo de chocolate em pó (calda); 1 lata de creme de leite (calda).

Para preparar a massa do bolo, comece batendo as claras em neve. Adicione o açúcar, bata mais uma vez e, então, acrescente as gemas e bata novamente. Acrescente a farinha de trigo peneirada, misture mais uma vez, coloque o chocolate em pó e bata até que fique uma massa espessa e homogênea. Acrescente o copo de água, misture, adicione o óleo e bata novamente. Para finalizar, acrescente o fermento, misture bem e coloque para assar no forno a 180°C por cerca de 50 minutos.

Enquanto a massa está assando, você pode se dedicar ao preparo da calda. Em um recipiente, coloque a manteiga e o açúcar e bata bem. Adicione o chocolate em pó, misture novamente e, em seguida, acrescente o creme de leite. Bata novamente e, quando o bolo estiver pronto, basta jogar a calda por cima.

Obs.: O ideal é utilizar uma batedeira em todas as etapas do preparo para facilitar.

Bolo fofinho e funcional de chocolate com banana

Caso você queira um bolo diferenciado, uma boa dica é apostar na clássica combinação de chocolate com banana. Essa receita funcional da confeiteira Juliane Hokama é bem leve, saborosa e mais simples de fazer do que parece.

Você vai precisar de: 3 bananas-prata maduras amassadas; 2 ovos; ½ xícara (chá) de óleo; ¼ xícara de chocolate em pó 50%; ½ xícara (chá) de farinha de trigo; ¼ xícara (chá) de farinha de trigo integral; ¼ de xícara (chá) de farelo de aveia; 1 colher (chá) de fermento em pó; ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio; óleo e farinha misturada com chocolate em pó.

Para preparar, comece amassando bem as bananas em um prato. Em outro recipiente, bata os ovos, acrescente o óleo e misture. Em seguida, junte a banana já amassada. Em outro pote, misture as farinhas, o chocolate em pó, o farelo de aveia, o bicarbonato de sódio e o fermento. Aos poucos, vá misturando o conteúdo das duas vasilhas sem bater muito forte. Em seguida, coloque a massa em uma forma de 22×10 cm untada com óleo e farinha. Bote para assar em um forno a 200°C por cerca de 45 minutos. Prontinho!

Mousse de chocolate

Que tal preparar uma receita de mousse de chocolate para adoçar o Dia das Mães? Esse é um dos doces mais simples de preparar e costuma fazer bastante sucesso (inclusive entre as crianças). Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 300 g de chocolate meio amargo; 100 g de manteiga sem sal; 4 gemas (peneiradas); 8 claras; 50 g de açúcar; 100 g de avelã torrada e picada; açúcar de confeiteiro para decorar.

Comece derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Em outro recipiente, bata bem as gemas com metade do açúcar. Bata as claras em neve em outro recipiente, acrescente a outra metade do açúcar e misture novamente. Para finalizar, junte todas as misturas e acrescente os pedaços de avelã. Coloque a mousse em taças e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas. Na hora de servir, coloque um pouco de açúcar confeiteiro por cima para ficar mais bonito. Prontinho!

Rocambole de leite condensado

Para finalizar, nada melhor que uma ideia de sobremesa bem sofisticada, não é mesmo? O rocambole de leite condensado é perfeito para quem quer inovar neste Dia das Mães e surpreender a todos. A boa notícia é que ele é mais fácil de fazer do que parece! Se liga nessa receita enviada pela leitora Vilma Henriques!

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de açúcar; 4 ovos; 8 colheres (sopa) de água; 1 colher (sopa) de fermento; 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de manteiga, coco ralado a gosto.

Para preparar, comece batendo as claras em neve e reserve. Em outro recipiente – e com a ajuda da batedeira – bata as gemas com a água e, então, vá acrescentando os outros ingredientes aos poucos. No final, acrescente as claras em neve e misture suavemente com uma colher de pau (sem usar a batedeira). Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos.

Quando estiver pronta, retire a massa da forma e enrole em um pano de prato limpo e úmido, deixe descansar por 15 ou 20 minutos. Durante esse tempo, leve o leite condensado com a manteiga ao fogo e espere engrossar um pouco. Depois, recheie a massa com o leite condensado, enrole o rocambole, jogue mais leite condensado por cima e decore com o coco ralado a gosto. Uma maravilha, né?

Veja mais