Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Precisa otimizar o espaço da kitnet? Veja dicas de quem vive em apartamentos muito pequenos
Meu Lar 11/04/2019

Precisa otimizar o espaço da kitnet? Veja dicas de quem vive em apartamentos muito pequenos

Um dos maiores desafios de quem mora em kitnet é justamente encontrar espaço para colocar todos os móveis, roupas e objetos pessoais. Só que ao contrário do que parece, não é tão difícil deixar as coisas em ordem – com os organizadores certos e algumas ideias criativas, dá para deixar o apê impecável! Para provar isso, nós conversamos com a Sarah Ferragoni e com a Júlia Canedo, mulheres que moram em kitnets e conseguem se virar superbem. Confira!

Sarah Ferragoni usa gaveteiros e ganchos para otimizar espaço

O primeiro passo para quem mora em um apartamento pequeno é se livrar dos excessos – tralhas, jornais velhos, itens quebrados e por aí vai. Mas além de praticar a famosa lei do desapego, outra dica interessante é buscar formas de otimizar espaço. A estudante Sarah, de 23 anos, tem uns segredinhos para deixar o apê arrumado: “Eu procuro ter poucas coisas, não acumular. Uso bastante gaveteiros e prateleiras, que não ocupam espaço no chão e nada fica no caminho. Tenho muitos ganchos na parede também. Na cozinha, por exemplo, deixo coisas como canecas e utensílios pendurados. Deixar tudo mais visível e menos empilhado ajuda bastante”, explica a estudante.

Outra dica interessante é usar um biombo para dividir o espaço em dois

Já pensou em usar algum divisor de ambientes para dar um toque de personalidade à kitnet? A Sarah contou que decidiu dividir o apê para garantir mais privacidade e organização: “Eu tenho um biombo que divide o espaço entre o que seria o quarto e a sala. Isso me ajuda a ver o espaço como dois, dá a ideia de que são dois espaços diferentes e me faz sentir que é menos apertado. Também me ajuda a manter tudo organizado”, comenta Sarah.

Além disso, ela também deu a dica de investir em móveis que tenham outras funcionalidades: “Eu tenho uma bicama na ‘sala’ que uso e deixo arrumada como se fosse um sofá, aconselho muito ter móveis que possam ser usados de formas diferentes. Uma cama que é sofá, mesas que podem ser guardadas/dobradas etc”, complementa a estudante.

Júlia Canedo destaca a importância dos cestos organizadores e do baú da cama box

Sabia que dá para organizar muita coisa com a ajuda de caixas e cestos organizadores? A jornalista Júlia Canedo, de 22 anos, mora em um apê pequeno, mas superaconchegante. Ela conta que um dos segredos é, justamente, abusar dos cestos organizadores: “Quando eu me mudei, me livrei de muitas coisas que não usava e hoje tenho só o básico. Uso cestas nos armários pra organizar produtos de beleza, remédios e maquiagem e cabideiro de parede pra deixar algumas coisas penduradas que fazem muito volume no armário”, comenta a jornalista.

Outra dica de ouro para otimizar espaço é contar com uma cama box com baú, onde você pode guardar toalhas, edredons, lençóis e roupas menos usadas no dia a dia: “Acho que o ideal é ter só o necessário mesmo, fazer um exercício de desapego e refletir se você realmente precisa de tudo que você quer ter em casa. Eu gosto muito da ideia de ter uma cama box com baú, pra guardar o que eu não preciso pegar o tempo todo e não posso jogar fora, como roupa de cama, livros, etc. Ter móveis com gavetas e prateleiras também ajuda bastante a deixar tudo organizado e ocupando menos espaço”, finaliza Júlia.