Economia do lar

Precisa calcular a quantidade de comida para o churrasco? Aprenda aqui como evitar que sobre ou falte comida

Calcular a quantidade ideal de carne é fundamental para um churrasco de sucesso
Calcular a quantidade ideal de carne é fundamental para um churrasco de sucesso

Ah... o churrasco! Tem como não ficar com água na boca imaginando aquela carne macia e suculenta, aquele pão de alho quentinho, a salada de macarrão, a farofa de ovos, o vinagrete... Espera um pouco! Como são muitos tipos de pratos, qual é a quantidade ideal de carne para um churrasco em casa? E de bebida? E se o evento acabar se transformando em uma comemoração com muitas pessoas? Isso sem falar nos acompanhamentos... Calma, respira. Essa foi só uma ilustração da loucura que é planejar um churrasco de sucesso. Mas você sabe que estamos aqui para descomplicar tudo. Então, pode ir pegando o papel e a caneta que lá vão as dicas! Depois desse tutorial você pode ficar relaxado, porque não tem mistério!

Carne na medida! O truque é definir bem quantas pessoas você deve convidar

Começando pelo carro chefe: a quantidade média de carne – sobretudo a vermelha – fica na casa dos 400 gramas por pessoa. É claro que uns consomem mais, outros menos. Mas, por conta dos outros tipos de carne e da variação de acompanhamentos, calcular cerca de 400 g por pessoa é um ótimo parâmetro. O ponto crucial é pensar qual o tipo de carne a sua galera prefere: filé mignon, picanha, alcatra, maminha, contra filé, fraldinha. Dependendo de qual seja a sua escolha o preço pode variar bastante, e é importante avaliar isso. Outra boa dica é que as crianças costumam contar como meia pessoa. Ou seja, caso você tenha filhos (ou os seus convidados tenham) você pode dividir a quantidade pela metade.

Complementares, mas fundamentais: como calcular o arroz, a farofa, o pão de alho...

Fazer um churrasco sem pão de alho é o mesmo que convidar alguém muito especial e essa pessoa não comparecer. Você também tem essa sensação? É por essas e outras que é impossível não pensar na lista dos acompanhamentos. Até porque eles também ajudam a diminuir os gastos com a carne - fica aqui o conselho.

Arroz

Você tem duas maneiras de calcular a quantidade certa de arroz. Uma por meio do medidor: o consumo de arroz por pessoa fica entre 90 g e 100 g (isso se servido como acompanhamento) – o equivalente a ¼ de uma xícara de chá. Ou seja, se você convidar 10 pessoas seriam mais ou menos 900 g ou 1 kg. Se forem 20 pessoas, cerca de 2 kg, e por aí vai. A outra forma de medir é pela própria mão - isso para poucas pessoas, claro. Uma mão fechada de arroz equivale a mais ou menos uma porção individual.

Pão de alho

A média é um pão de alho por pessoa, mesmo que venham aqueles loucos pelo pãozinho que sempre comem um pouco a mais. A variedade de pratos equilibra bem as porções!

Farofa

Supondo que sejam para 10 pessoas, 1 kg de farinha de mandioca é o suficiente. Caso você não tenha tempo de fazer a sua, utilize 2 pacotes de farofa pronta que não tem erro!

Molho vinagrete

Para um rendimento de 10 porções – contando apenas com os ingredientes líquidos – você vai precisar de ½ xícara de chá de azeite, ½ xícara de chá de vinagre e ½ xícara de chá de água. Isso corresponde a mais ou menos 400 ml.

Salada de maionese ou de macarrão

Também tomando como base um rendimento de 10 porções (e levando em consideração só os ingredientes principais), você vai precisar de 1 kg de batatas e 500 g de maionese (1 pote), para a salada de maionese, e 500 g de macarrão (1 pacote) para a salada de macarrão.

Preste bastante atenção no cálculo de bebidas

É fato que um churrasquinho que se preze precisa contar com bastante bebida gelada. E deixar faltar bebida (ou carne) é muito chato! Esse é o cálculo é o mais traiçoeiro da lista. Pensando na cerveja, por exemplo, você deve considerar um consumo individual médio de 4 latas de 350 ml. Isso, claro, dependendo do tempo de duração do evento. Quanto às bebidas não alcoólicas (refrigerante, água ou suco) - e nesse caso tendo em vista 10 convidados – 1 garrafa de 2 L deve ser mais do que suficiente. Pense sempre nos seus amigos e avalie a sua lista! Se a preferência por uma determinada bebida for maior, gaste mais com ela.

Mas e o carvão e o álcool?

Eu sei que o cálculo se refere às comidas e não aos suprimentos, mas não tem como preparar um churrasco sem o básico do básico, né? Então se liga na dica bônus:

Carvão

Leve em consideração que você irá usar mais ou menos 1 kg de carvão para cada kg de carne. Isso também varia conforme o tempo de duração do evento.

Álcool

Se for optar pelo álcool gel ou líquido, atente-se à porcentagem de álcool do produto, normalmente os que têm menos água na mistura (70% pra cima) são os mais eficientes. E aí, aprovado?

Matérias: Economia do lar

Ver mais