Organização

Pote de vidro ou de plástico: qual escolher? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Potes de vidro herméticos têm a vantagem de armazenar os alimentos sem vazar e poderem ir ao micro-ondas
Potes de vidro herméticos têm a vantagem de armazenar os alimentos sem vazar e poderem ir ao micro-ondas

Na hora de escolher os utensílios da cozinha, quase sempre os potes estão entre os preferidos. Há pessoas que colecionam e até têm ciúmes dos seus, mas é consenso que o mais importante é que eles sejam úteis. Potes de cozinha servem para guardar alimentos, transportá-los e armazená-los em segurança. Mas, na hora de escolher por qual optar, sempre surge a dúvida: vidro ou plástico? Se você também tem dificuldade em decidir qual usar, confira agora os prós e os contras de cada um e não erre mais na hora de escolher seus itens domésticos.

Potes de plástico: praticidade na cozinha

Os potes de plástico são muito populares nas casas brasileiras. Não é à toa: eles são mais leves, práticos, baratos, fáceis de armazenar e empilhar e não quebram - pelo menos, não com facilidade. Muitas vezes, são os escolhidos na hora de armazenar alimentos, marmitas e doces. As desvantagens dessa opção parecem na hora de lavar: apesar de serem de fácil higienização, o plástico guarda o cheiro dos alimentos com muita facilidade e é necessário um pouco mais de trabalho para remover os odores. Além disso, os potes de plástico também mancham com frequência. Outro problema é aquecer o plástico: ele pode liberar substâncias tóxicas.

Um problema chamado Bisfenol A

O Bisfenol A, ou BPA, é uma substância presente no plástico que, em contato com o alimento, libera toxinas que fazem mal ao corpo humano. A liberação ocorre no calor, principalmente com o uso do micro-ondas. Alguns estudos associam o BPA a problemas hormonais, cardíacos, de infertilidade e até aborto. Apesar de proibido pela ANVISA, o Bisfenol A ainda está presente em muitos materiais plásticos comercializados atualmente. Por isso, fique sempre atento para comprar embalagens em que ele não esteja presente.

Potes de vidro: opção sustentável

Atóxico e sustentável, o pote de vidro é uma opção ótima para se ter na cozinha. Ele não pega cheiro algum e distribui a temperatura (seja calor ou frio) de forma igual. Os potes de vidro herméticos são ótimos para as famosas marmitas, por não vazarem e não liberarem toxinas ao serem aquecidas. A vida útil do vidro também é muito boa, sendo facilmente reutilizado e reaproveitado por anos, além de ser de fácil limpeza. As desvantagens estão no preço (ele é um pouco mais caro que o de plástico), no fato de ele quebrar com mais facilidade e no peso, que é muito superior ao do plástico.

Qual é o melhor?

O vidro e o plástico podem conviver harmonicamente na mesma cozinha, porém, com usos diferentes. Se o que você quer é transportar alimentos que deverão ser aquecidos, como a marmita do trabalho, ou esquentar alimentos rapidamente para um almoço, o ideal é utilizar os potes de vidro. Os de plástico caem muito bem na hora de armazenar comida seca, como biscoitos e cereais, grãos e itens de uso contínuo, como açúcar e sal. No fim das contas, o melhor pote é aquele que se adequa às suas necessidades.

Matérias: Organização

Ver mais