Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Possui alergia a produtos de limpeza? Saiba o que fazer para evitar irritações
Meu Lar 17/02/2021

Possui alergia a produtos de limpeza? Saiba o que fazer para evitar irritações

Para fazer uma faxina caprichada na casa é necessário usar uma grande variedade de produtos de limpeza: sabão, detergente, álcool, água sanitária, desinfetante, entre outras opções que facilitam bastante a tarefa. Mas você sabia que essas substâncias químicas podem causar alergias e irritações na pele? Para algumas pessoas, o contato direto com detergente, sabão em pó ou produtos mais fortes (como água sanitária) pode causar dermatite e uma série de sintomas alérgicos – coceira, vermelhidão, ressecamento e descamação da pele, por exemplo. Então, para ajudar nesse quesito, nós preparamos uma matéria com dicas de cuidados para evitar a alergia a produtos de limpeza. Vale a pena conferir!

Como prevenir a alergia a produtos de limpeza?

Embora a alergia a detergente, sabão (ou a qualquer outro produto químico) não seja um problema fácil de resolver, existem sim alguns truques e cuidados que podem ser aplicados durante a faxina para evitar possíveis sintomas alérgicos. Aqui, nós separamos algumas sugestões para auxiliar nesse caso:

Recorra às luvas de limpeza

A primeira dica para evitar o contato direto com certos produtos é recorrer às luvas de proteção. Existem modelos de diferentes tipos: para lavar louça (de borracha antiderrapante), versões multiuso ou mais finas e descartáveis. Na hora de preparar misturas para lavar pisos e paredes, por exemplo, uma boa dica é vestir um par de luvas multiuso para manusear os produtos com segurança. As luvas para lavar louça também são essenciais para quem tem dermatite com facilidade mas precisa realizar a tarefa diariamente.

Evite produtos com cheiro forte

Tem gente que acaba desenvolvendo sintomas alérgicos por conta do perfume forte de certos produtos. Nesse caso, uma boa dica é usar limpadores sem cheiro para faxinar a casa com mais facilidade e conforto. Muitas vezes, o cheiro de algumas substâncias pode causar ardência nos olhos e no nariz – por isso, dê preferência às versões mais básicas (sem odor) e evite usar aromatizadores de ambientes, por exemplo.

Use máscara de proteção durante a faxina

Caso a alergia a produtos de limpeza seja muito intensa, existe outro truque que pode ajudar bastante: usar uma máscara de proteção durante a faxina. Assim, é possível filtrar o cheiro forte dos produtos químicos ou substâncias que possam causar ardência no rosto. Outro ponto positivo é que, ao usar uma máscara protetora, você também evita o contato com poeiras e diferentes sujeiras durante a limpeza. Bem prático, né?