Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Posso lavar a roupa do cachorro na máquina? Saiba tudo sobre os cuidados com esse tipo de peça
Cuide Bem 12/07/2019

Posso lavar a roupa do cachorro na máquina? Saiba tudo sobre os cuidados com esse tipo de peça

Com a chegada do inverno e a queda na temperatura, é hora de tirar as roupinhas dos animais de estimação do armário. Afinal, assim como nós, eles também merecem ficar bem quentinhos e protegidos, né? Mas, as peças podem estar com aquele cheiro de guardada ou acabar sujando na hora do passeio. E aí surgem as dúvidas: posso lavar direto na máquina? Qual sabão é o mais recomendado? Para te ajudar a deixar as peças de roupa dos pets sempre limpinhas e cheirosas, nós separamos algumas dicas essenciais. Confira só!

Saiba como lavar a roupa do cachorro na máquina de lavar

As máquinas de lavar podem, sim, receber as roupinhas de cachorro. Só é importante que elas não sejam colocadas junto às roupas dos outros moradores da casa, principalmente por conta dos pelos dos animais que podem soltar durante a lavagem. Antes de começar, é importante você verifique as recomendações do fabricante, normalmente colocadas na etiqueta da peça. Assim, você vai saber direitinho qual ciclo de lavagem é o mais indicado. Para fazer a higienização, o mais indicado é que você use um detergente neutro. Deixe os sabões líquidos ou em pó e o amaciante somente para as roupas das pessoas, viu?

Ah, e antes de você usar a sua máquina para lavar as suas próprias roupas é preciso dar uma boa higienizada nela. Senão, é provável que alguns pelos das roupas dos animais acabem indo parar na sua própria roupa.

Prefere lavar a roupa do cachorro a mão? Atenção no enxague!

Se você preferir deixar a máquina de lavar apenas para as suas roupas e as dos outros moradores, pode fazer a higienização a mão mesmo. Nesse caso, o mais indicado é que você primeiro deixe a roupinha de molho por uns 10 minutos e depois esfregue com detergente neutro ou sabão de coco. Para ajudar, utilize uma escovinha de limpeza – é legal que você separe uma exclusivamente para o uso nos acessórios do pet. Para finalizar, enxágue bem e tire o excesso de água para não ficar nenhum resquício na roupa que possa fazer mal ao seu amiguinho.

Veja quais os principais cuidados com a roupa do cachorro depois da lavagem

Agora que você já sabe como lavar a roupinha do seu pet, é hora de anotar as dicas dos passos posteriores. Tanto para a lavagem na máquina quanto para a mão, o método de secagem deve ser o mesmo: deixe secar naturalmente no sol. Isso ajuda a deixar aquele cheiro de umidade longe e, consequentemente, evita problemas de alergia aos pets.

Mesmo com as roupinhas bem higienizadas, os veterinários recomendam que elas não sejam usadas por períodos prolongados. O mais indicado é que você só as coloque em épocas de muito frio, viu? E é muito importante que os pelos dos animais estejam secos para não acabar embolando nem causando problemas de pele.

Atenção redobrada com os cachorros que possuem dermatite

Você sabia que a dermatite é uma das doenças mais comuns em cachorros? Ela pode ser causada por um desequilíbrio na flora natural, pela proliferação de bactérias e fungos, alergias e até questões hormonais. Se o seu for diagnosticado com a dermatite, o ideal é que você consulte um veterinário para saber se ele pode usar as roupinhas e, se sim, quais são os tecidos mais indicados para não piorar o problema.

Veja mais