Economia do lar

Posso congelar molho branco? E de tomate? Conheça sua armazenagem correta

Para congelar o molho de tomate corretamente, uma boa dica é apostar em forminhas de gelo
Para congelar o molho de tomate corretamente, uma boa dica é apostar em forminhas de gelo

Sabe quando você prepara uma macarronada e acaba não utilizando o molho por completo? Nesses casos, a melhor opção para não precisar jogá-lo fora é aprender como armazenar o molho corretamente na geladeira ou no congelador, com o objetivo de deixá-lo fresquinho para as próximas vezes que você decidir usá-lo. Isso vale para o molho branco (ou molho bechamel), molho de tomate e outros tipos de molhos para massa caseiros - o importante é seguir as dicas que nós separamos nessa matéria!

Como congelar molho branco?

Uma das melhores formas de armazenar diferentes tipos de molhos caseiros é optar pelo seu congelamento! O molho branco, por exemplo - que costuma ser usado no preparo de lasanhas e massas como espaguete, penne, talharim e rondelli -, deve ser congelado para preservar as suas propriedades e seu sabor característico.

Para isso, tudo o que você precisa é colocá-lo em um recipiente hermético de vidro já esterilizado ou em sacos para congelamento do tipo ziplock (saco de zíper) e armazená-lo no freezer por no máximo 4 meses. Na hora de usar, você pode descongelar o molho deixando-o algumas horas na geladeira ou recorrendo ao micro-ondas. Mas é importante ficar atento a essa última alternativa: no caso do micro-ondas, assim que o molho perder todo o gelo, você deve prepará-lo para consumir na hora e evitar o risco de contaminação. 

Dá para congelar molho branco com creme de leite ou com queijo?

Sim! É possível congelar um molho branco com creme de leite ou feito com queijo. Basta seguir as mesmas dicas que descrevemos no item anterior e congelar em recipiente hermético. O importante, nesse caso, é lembrar que na hora de aquecer o molho você precisa mexê-lo constantemente para evitar o "empelotamento" do creme.

Se preferir guardá-lo apenas por alguns dias, também é possível armazená-lo na geladeira em um recipiente de vidro bem vedado e preparar depois de 3 a 4 dias no máximo.

Como congelar molho de tomate?

Para congelar molho de tomate caseiro, fresco ou industrializado, que é aquela alternativa pronta encontrada no supermercado, você também pode apostar na dica do recipiente hermético de vidro. Mas falando especificamente sobre molhos caseiros, um bom truque é preparar o molho normalmente, bater no liquidificador para formar um creme pastoso e, na hora de colocar no recipiente, acrescentar um fio de azeite antes de fechar com a tampa. Isso ajuda a conservá-lo por ainda mais tempo!

Você também pode armazenar o molho de tomate em forminhas de gelo: basta prepará-lo sem nenhum tempero, colocar o creme nos quadrados da forma e levar ao freezer. Quando for usar, desenforme apenas a quantidade desejada e prepare normalmente usando temperos como alho, cebola e pimenta-do-reino

Matérias: Economia do lar

Ver mais