Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por que as roupas que colocamos no varal secam? Entenda o processo de evaporação
Cuide Bem 13/07/2021

Por que as roupas que colocamos no varal secam? Entenda o processo de evaporação

Em dias quentes e secos, com bastante sol, é supercomum que as roupas do varal sequem em poucas horas – ou até minutos, dependendo do tecido. Mas você já se perguntou como esse processo ocorre exatamente? A evaporação é um fenômeno que faz com que os átomos da água mudem do estado líquido para o gasoso ao serem submetidos a temperaturas mais elevadas. No entanto, mesmo em dias não tão quentes, esse processo também ocorre. Quer saber por que as roupas que colocamos no varal secam? É só continuar lendo!

Por que as roupas no varal secam?

Algumas pessoas devem se perguntar: se a água evapora a 100°C, como as roupas secam mesmo submetidas a temperaturas bem mais baixas? A resposta é que as moléculas da água têm energia (que tendem a aumentar caso a temperatura esteja alta). As moléculas mais agitadas – isto é, com maior quantidade de energia -, conseguem se desprender das forças de coesão, que são aquelas que as mantêm unidas no estado líquido. Ao se desprenderem dessas forças, as moléculas de água conseguem escapar para o ar, evaporando mesmo em temperaturas inferiores a 100°C. A lógica é bem simples: quanto mais calor, maior será a quantidade de energia das moléculas de água e, consequentemente, mais rápido será o processo de secagem das roupas (evaporação).

Existem alguns fatores que podem influenciar bastante nesse processo – definindo se o processo de secagem será mais rápido ou demorado. Para começar, quanto mais dispersa estiver a água, mais rápida será a sua evaporação. Por isso, é muito importante esticar as roupas na hora de estendê-las. Dessa forma, você aumenta a superfície de contato com o ar e permite que as moléculas da água se desprendam com mais facilidade.

O nível de umidade do ar também é um fator bem decisivo. Em dias muito úmidos, a pressão atmosférica é maior, o que dificulta o processo de evaporação. Já em dias secos, a pressão fica menor, de modo que as moléculas de água vão para o ar com mais facilidade. A presença do vento é outro ponto que ajuda bastante – isso porque ele consegue fazer uma varredura nas roupas, carregando algumas moléculas de água consigo. Em resumo: estender as roupas bem esticadas – preferencialmente em dias mais quentes, com sol e vento é a melhor forma de acelerar o processo de secagem.

Obs.: A evaporação é um processo endotérmico, que precisa roubar calor quando ocorre. Por isso, as roupas ficam geladas depois desse processo. Interessante, né?

Após lavar as roupas, estenda-as de forma espaçada

Após lavar as roupas – seja à mão ou na máquina -, uma boa dica é esticá-las bem e já sacudi-las com as mãos. Assim, algumas moléculas de água já se desprendem, o que ajuda bastante a agilizar a evaporação. Em seguida, estende-as de forma espaçada no varal – ou seja, não deixe as peças muito juntas e tente realizar essa tarefa antes do meio-dia. Assim, as roupas serão submetidas a um calor mais intenso, o que vai acelerar bastante o processo de secagem.