Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Poke de salmão: aprenda a fazer o prato que é a cara do verão
Guia Culinário 10/02/2022

Poke de salmão: aprenda a fazer o prato que é a cara do verão

Poke é um prato havaiano que está ganhando fama no Brasil e combina demais com o verão. Com muito sabor e temperos marcantes, o preparo é superindicado como aperitivo para a estação, pois é servido frio e ainda vai temperado com sucos cítricos e molho shoyu. A receita também serve como prato principal para eventos em família, por exemplo. Todo mundo vai gostar!

O prato é bem versátil e pode ser feito com atum e outros frutos do mar. O salmão fatiado Qualitá, que já vai limpo e cortado, é perfeito para a receita. Ficou curioso para experimentar? Então, veja agora como fazer poke de salmão para curtir um preparo diferenciado e fresquinho nos dias mais quentes do ano.

1. Poke de salmão é prático e leva poucos ingredientes

A receita havaiana é ótima para quem busca praticidade e um sabor alternativo para servir à família. Para garantir o preparo de poke, você só vai precisar de: 120g de arroz oriental Qualitá, 120g de salmão fatiado Qualitá, 5 folhas de alface, ½ abacate, ⅓ de cebola roxa, 2 colheres de sopa de molho shoyu Qualitá, ½ colher de sopa de óleo de gergelim; cebolinha, sementes de gergelim preto e suco de limão a gosto.

2. Receita de poke de salmão é feita com arroz oriental e salmão em cubos

Com essa receita, poke de salmão vai virar prato frequente na sua casa. O primeiro passo é preparar o arroz oriental, o mesmo arroz utilizado para comida japonesa. Comece lavando os grãos até que a água saia mais transparente. O processo de lavagem é importante para manter o arroz mais grudado, por isso não pule essa etapa.

Cubra os grãos com água em uma panela e cozinhe-os em fogo médio até o líquido ser completamente absorvido. Não precisa adicionar sal, pois a ideia é ter um sabor mais neutro. Quando estiver seco, desligue o fogo e deixe o arroz cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos. Então, espere esfriar para usá-lo em temperatura ambiente.

Enquanto isso, aproveite o salmão fatiado da Qualitá e finalize o corte do peixe em cubos para acertar na montagem de poke. Caso opte por comprar uma peça de salmão inteira, limpe o peixe corretamente e fatie-o em tiras para só depois cortar em cubos. Fatie também o abacate em lâminas ou cubinhos. É bem simples.

3. Como fazer poke de salmão: montagem é parte principal do prato

Em uma tigela grande, misture o molho shoyu, a cebola roxa e a cebolinha picadas. Deixe descansar por 10 minutos e acrescente o salmão em cubos ao molho. Misture bem, para que todos os cubinhos sejam envolvidos pelo molho, e reserve.

Separe o resto dos ingredientes e inicie a montagem da receita de poke de salmão. Em uma tigela ou prato fundo, monte uma camada com o arroz oriental. Em seguida, monte uma segunda camada com o salmão. Acrescente ao lado as folhas de alface picadas junto com o abacate fatiado e tempere tudo com suco de limão.

Se desejar, usar suco de laranja também é possível. Aproveite ainda mais os condimentos e acrescente shoyu e óleo de gergelim a gosto. Decore o prato com sementes de gergelim preto por cima e sirva em seguida. Viu como é simples preparar poke de salmão?