Pets

Pode dar leite para gato? Entenda se ele é indicado para felinos

Gatos não podem tomar leite de vaca e devem ter uma dieta bem completa, com ração de qualidade e alguns alimentos naturais
Gatos não podem tomar leite de vaca e devem ter uma dieta bem completa, com ração de qualidade e alguns alimentos naturais

Quando pensamos em alimentação para gato (principalmente filhote), logo surge na cabeça a imagem do felino tomando uma tigela de leite, não é mesmo? No entanto, por mais que essa cena seja bastante retratada em filmes e desenhos animados, a questão é considerada bem polêmica! Afinal, gato pode tomar leite no dia a dia? A bebida é realmente nutritiva para o felino? Aqui, nós preparamos uma matéria esclarecendo de vez esse assunto, trazendo dicas certeiras de como montar a dieta do gato da melhor forma possível.

Afinal, gato pode tomar leite?

Caso você esteja se perguntando se pode dar leite para gato, a resposta para essa pergunta é não! A alimentação do gato, tanto filhote quanto adulto, não deve ser pautada em leite de vaca. Por isso, ao adotar ou encontrar um gatinho recém-nascido órfão, é muito importante resistir ao impulso de oferecer qualquer tipo de leite. Afinal, as necessidades nutricionais dos bichanos são mais amplas e, por isso, o ideal é consultar um veterinário para não errar nesse aspecto.

Para começar, o gato filhote precisa ter uma dieta altamente rica em proteínas - afinal, ele está em fase de crescimento e esses nutrientes são considerados as principais fontes de energia para os felinos. O leite de vaca, em especial, não é capaz de suprir as necessidades nutricionais que o gato demanda (principalmente em termos proteicos e de gordura). Por isso, a alimentação do filhote deve consistir apenas em leite de gato e em uma ração específica para filhotes.

Além disso, como ocorre com a maioria dos mamíferos, à medida que envelhecem, os gatos tendem a diminuir a produção de lactase (enzima responsável por digerir a lactose, substância presente no leite). Vale destacar, ainda, que o leite de vaca tem uma quantidade bem maior de carboidratos do que a que o bicho precisa. Por isso, quando o felino ingere esse tipo de bebida regularmente, ele acaba tendo uma dieta bastante desregulada - o que geralmente causa uma desordem no aparato gastrointestinal, levando a sintomas como vômitos e diarreias. Alguns gatos, inclusive, são tão intolerantes à lactose que basta poucos goles da bebida para que o estrago seja feito! Por isso, corte essa ideia de oferecer leite na dieta do pet, ok?

Como montar a alimentação do gato?

Em vez de incluir leite de vaca na dieta dos bichanos, opte por montar um plano alimentar completo, levando em conta todas as necessidades do animal. O mais indicado é oferecer uma ração superpremium para filhote ou adulto (levando em conta a idade do gato) e ainda complementar com alguns alimentos naturais, como couve, brócolis, batata-doce ou até frango, peixe e fígado desfiados (tudo cozido sem temperos). Também é possível, por exemplo, montar um cardápio bem completo de alimentação natural para gatos. Fica à sua escolha!

Matérias: Pets

Ver mais