Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pode congelar queijo? Saiba quais tipos vão ao freezer sem problemas
Guia Culinário 11/05/2020

Pode congelar queijo? Saiba quais tipos vão ao freezer sem problemas

Para quem é fã de qualquer tipo de de queijo, nada se compara ao sabor e a textura do alimento fresquinho. O problema é que nem sempre é possível consumi-lo dentro do prazo de validade e a alternativa mais prática se torna congelar o alimento, mesmo que para isso ele perca as suas características iniciais. O que nem todo mundo sabe é que, dependendo da forma de congelamento, vários tipos de queijo podem ir ao freezer sem comprometer o alimento. Dá uma olhada nas dicas!

Queijos amarelos podem ser congelados sem alterar suas características

A principal dica para saber se você deve (ou não) congelar o queijo da sua geladeira é identificar a cor do alimento. Os queijos amarelos normalmente têm uma quantidade maior de gordura e, por isso, se adaptam melhor ao freezer, sem alterar sabor e textura. Anota aí alguns deles para você nunca mais esquecer:

– Muçarela

– Prato

– Parmesão

– Provolone

– Coalho

– Cheddar

– Bola (ou esférico)

– Gruyère

– Grana Padano

Queijos brancos ou azuis não devem ser congelados

Os queijos brancos como minas, ricota, cottage, brie e camembert costumam ser bem menos gordurosos que os amarelos o que dificulta o processo do congelamento. Já os azuis como gorgonzola, roquefort e stilton são feitos a partir de uma produção mais elaborada e, por isso, possuem uma massa macia e quebradiça.

Devido a essas características, os queijos brancos e azuis não são alimentos indicados para irem ao freezer se o seu objetivo for manter a textura e o sabor do alimento! Isso porque eles podem ficar quebradiços demais, com o aspecto meio granulado e derreter muito mal quando forem descongelados, deixando o sabor superestranho.

Obs.: O queijo minas padrão e a muçarela de búfala – apesar de serem considerados um tipo de queijo branco – são tão gordurosos quanto os queijos amarelos e também podem ser congelados, ok?

Congele os queijos em  sacos herméticos e divida em pequenas porções

Para congelar os queijos amarelos corretamente, a primeira coisa que você deve fazer é dividi-lo em pequenas porções (principalmente se a peça for inteira), isso vai fazer com que eles congelem e descongelem uniformemente. Pense nas receitas que você deseja fazer, no quanto deve comer ao longo das semanas e no tamanho das porções.

Outra dica essencial é embrulhar os pedaços de queijo no papel manteiga ou num filme PVC transparente e guardá-los dentro de sacos herméticos (tipo zip lock) antes de levá-los ao freezer. Isso ajuda a manter a estrutura interna do alimento e a diminuir o contato com os cristais de gelo, que acabam modificando suas características.

Se o queijo for fatiado, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.