Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pode congelar presunto? Aprenda a conservá-lo corretamente
Guia Culinário 02/03/2021

Pode congelar presunto? Aprenda a conservá-lo corretamente

Muito usado para rechear sanduíches, salgados, tortas e quiches, o presunto é um tipo de embutido simples, saboroso e bem versátil – encontrado em forma de fatias, cubinhos, peças grandes ou até mesmo ralado (ótimo para o preparo de risotos e omeletes). No entanto, assim como todos os frios, ele exige certos cuidados de conservação – deve ser refrigerado constantemente e costuma durar no máximo 5 dias na geladeira. A boa notícia é que, caso você queira conservá-lo por mais tempo, basta usar alguns truques de armazenamento no freezer. Confira as dicas que separamos!

Afinal, pode congelar presunto no dia a dia?

Caso o objetivo seja estender a vida útil do presunto (e de outros embutidos), é possível sim congelá-lo por algumas semanas, basta usar o recipiente correto. Ainda assim, é importante destacar que, durante esse processo, o alimento tende a perder muito em termos de sabor e textura. Por isso, caso a ideia seja preparar sanduíches, por exemplo, o mais indicado é realmente consumir o embutido ainda fresco.

Para garantir uma boa conservação do presunto, o mais importante é recorrer ao recipiente certo – que podem ser potes herméticos ou sacos zip lock, que são bem vedados. A boa notícia é que ele pode ser congelado de diferentes maneiras: em fatias, cubos, peças maiores ou ralado. Para descongelar, basta transferir o pote para a geladeira no dia anterior e, na hora de usar, deixar alguns minutos em temperatura ambiente.

Obs.: Para facilitar o uso após o congelamento, o mais indicado é conservar o presunto inteiro ou ralado. Já as fatias, após congeladas, tendem a quebrar e não ficam com uma consistência muito boa.

Qual a melhor forma de conservar o embutido?

Para quem vai consumir o presunto no período de uma semana, não tem erro! Após a compra, o ideal é tirar o embutido da embalagem de papel (que costuma ficar úmida e não garante uma boa conservação) e transferi-lo preferencialmente para um pote hermético. Lembre-se apenas de manter as fatias de presunto separadas dos outros embutidos, ok? Assim, é possível conservar melhor os frios e evitar possíveis contaminações (caso você esqueça algum queijo velho no local, por exemplo). Uma boa dica é montar uma gaveta de frios – em um setor mais gelado do refrigerador – para guardar os potes separados com esse tipo de alimento.