Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Piso de cimento queimado precisa de cuidados! Aprenda a deixá-lo sempre limpo e sem manchas
Meu Lar 03/01/2019

Piso de cimento queimado precisa de cuidados! Aprenda a deixá-lo sempre limpo e sem manchas

De uns tempos para cá o piso de cimento queimado conquistou o coração de casas de todo o Brasil e passou a ser cada vez mais adotado em diferentes ambientes. A grande questão é que, por mais que ele seja muito bonito, nem todo mundo sabe como fazer a sua limpeza de forma eficaz, o que pode comprometer a sua durabilidade. Quer aprender a manter o seu sempre limpo e sem manchas? Então dá uma olhada nas nossas dicas:

Entenda como é feito o cimento queimado

Antes de simplesmente explicar como deve ser feita a limpeza do cimento queimado é interessante compreender como ele feito. De uma forma resumida podemos dizer que para deixar o seu chão com esse efeito é preciso passar uma argamassa e depois “polvilhar” pó de cimento por cima. Por fim é só alisar a área para que ela fique uniforme e pronto! Lembrando que ele pode ser de várias cores, como vermelho, cinza ou mesmo branco.

Cogite impermeabilizar a superfície

Além de ser barato e prático, esse piso ainda tem a vantagem de ser bem resistente, o que se tornou um dos fatores para tantos brasileiros passarem a adotá-lo. Ainda assim, ele continua suscetível a riscos e manchas, e por isso uma boa dica é passar impermeabilizar a sua superfície. Dessa forma, sua limpeza ficará bem mais fácil, já que a sujeira não ficará entranhada com tanta facilidade. Uma dica é encerar a área desejada, já que isso vai evitar o desgaste do piso.

Como limpar o piso de cimento queimado

Bem, agora que você sabe que esse piso é bem resistente, já deve imaginar que não é preciso ter medo de estragá-lo por ter que esfregar a superfície com força. Então, para começar a limpeza, pode varrer tudo bem para tirar o excesso de pó e possíveis fios de cabelo – ou então usar o aspirador de pó, caso tenha um em casa. Depois, limpe tudo com detergente neutro diluído em água morna. Evite apenas que o piso fique molhado por muito tempo, porque pequenas poeiras podem se acumular rapidamente no local.

Outra forma de manter o piso sempre brilhando é usar produtos cimentícios na sua limpeza, já que eles são próprios para esse tipo de superfície. Uma dica importante é evitar o uso de abrasivos, porque eles podem danificar o piso e até causar as manchas que você está tentando evitar.

Esfregue bem o piso para se livrar das manchas

Para acabar com as manchas no piso de cimento queimado a melhor solução é realmente impermeabilizar a área para evitar que elas ocorram. Não fez isso e elas surgiram? Tudo bem, a sugestão é simplesmente esfregar bem a área afetada até que a mancha desapareça. Cada mancha pede um cuidado diferente, então o ideal é descobrir o seu tipo para ter certeza de que a forma de se livrar dela é adequada. Ao mesmo tempo, de uma forma geral você pode apostar no bom e velho vinagre. É só colocar na área afetada, esfregar, enxaguar e depois deixar secar.

Lixar o piso de cimento queimado pode ser uma solução

Por fim, uma dica inusitada: se você não consegue se livrar da mancha de jeito nenhum cogite lixar o chão. Pode parecer meio estranho, mas na verdade você vai tirar essa pequena lâmina de sujeira da vista de todos. Depois, não se esqueça de impermeabilizar a superfície para que uma parte não fique mais áspera que as outras. Pronto, problema resolvido!

Veja mais