Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que levar para um piquenique: dicas simples para organizar o evento ao ar livre
Guia Culinário 16/02/2024

O que levar para um piquenique: dicas simples para organizar o evento ao ar livre

O piquenique é uma ótima atividade para se fazer ao ar livre, seja com amigos ou com a família, até porque pode unir muita gente sem gastar muito dinheiro. Para que ele seja muito divertido e tranquilo, é sempre bom checar o que levar para um piquenique antes, até para não ter chance de esquecer nada.
Pensando nisso, e para ajudá-lo a viver um dia gostoso, criamos esse checklist com dicas para você organizar um piquenique inesquecível! Vamos nessa?

Como fazer um piquenique inesquecível?

Alimentos para piquenique, o que levar para comer no piquenique?

Para montar um piquenique inesquecível, é preciso se organizar com antecedência para não esquecer de nenhum detalhe. Confira a seguir o checklist com dicas de como organizar o piquenique e o que levar no dia para deixar o evento ao ar livre ainda mais especial.

Pesquise os locais para montar um piquenique agradável

Antes de tudo: escolha o melhor lugar para fazer um piquenique agradável. Se você não tem ideia de local, faça uma pesquisa na internet de lugares bacanas ou busque dicas com amigos e familiares.

Dê preferência por parque ou praça que tenha bastante natureza, com árvores para se proteger do sol e muita grama para estender a canga ou a toalha.

Antes de marcar o evento, confira o clima da semana

Para não ter surpresas desagradáveis com uma chuva que possa estragar o piquenique, vale a pena conferir o clima na semana que deseja realizar o passeio.

Se o dia escolhido para o evento tiver a previsão de chuva leve, uma opção é optar por um local fechado ou montar o evento em casa.

Escolha um horário sem pico de sol para aproveitar melhor

Além de não fazer bem para a pele e ser bastante desconfortável sentir calor excessivo, o sol intenso pode estragar os alimentos. Para evitar esse tipo de situação, o mais indicado é marcar o piquenique em horários de sol menos intenso, isto é, entre 11 e 16 horas.

Cangas não podem faltar

Nossa dica para montar um bom piquenique é levar cangas! É capaz que quase todo mundo tenha em casa, mas se não for o caso, leve uma toalha de piquenique. Quanto maior for a canga ou toalha, melhor! Afinal, queremos que caiba muita comida, não é mesmo?

O ideal é que cada convidado leve a sua. Assim, não há chance de ninguém ficar sem lugar — ou, também, das comidas perderem o seu espaço.

Prefira materiais descartáveis — ou leve os seus próprios talheres

Uma das coisas que não pode faltar no piquenique são os talheres, pratinhos, guardanapos e copos. Por isso, opte pelos descartáveis ou por aqueles reutilizáveis. Eles são perfeitos para que o evento não tenha sujeira. Além disso, também é possível recolhê-los, no final, de forma rápida, o que pode garantir que a área fique limpinha para outros piqueniques.

Não esqueça da bebida e do isopor

Como a comida é o foco do piquenique, muita gente esquece de levar algo para beber nesse tipo de evento — acredite, isso é mais comum do que você imagina. Na dúvida, é bom levar um pouco de água. Além disso, coolers e isopores são muito bem-vindos, já que permitem que a bebida fique sempre geladinha.

Sacos plásticos ajudam a recolher o lixo

Já pensou em fazer um piquenique maravilhoso e perceber, depois, que não tem nenhuma lixeira perto? Por isso, nossa dica é: se você não levar as coisas em um saco plástico, é importante ter espaço na bolsa para recolher, no final, tudo o que tiver que ser descartado. Afinal, curtir um lanche ao ar livre é ótimo, mas precisamos deixar tudo limpinho depois, certo?

Protetor solar e repelente são muito importantes

Mesmo em dias nublados, os raios UV podem danificar a sua pele, e até deixá-la queimada. Por isso, não se esqueça, apenas, de passar o protetor antes do piquenique. É importante, também, levar um com você para repor a cada hora.

Outra dica de ouro é usar e abusar do repelente. Afinal, dependendo do lugar que você escolheu para fazer o piquenique, os insetos podem fazer a festa, especialmente no fim do dia.

Aproveite a decoração natural

Que tal montar o piquenique com flores e folhas do parque que você escolheu? Além de simples, a decoração vai ficar muito bonita e harmoniosa. Para deixar o ambiente mais aconchegante, componha também a decoração com toalhas e algumas almofadas.

O que levar para um piquenique?

Alimentos para levar em piquenique, comidas gostosas para piquenique, piquenique no parque o que levar?

É difícil agradar o paladar de todo mundo, por isso, a dica é levar diferentes tipos de comida para que todos saiam mais do que satisfeitos do evento. Alguns lanchinhos não podem ficar de fora, mas para que não faltem ideias, nós listamos algumas sugestões para você escolher o que prefere levar:

  • frutas;
  • sanduíches;
  • pastinhas e patês;
  • pães diversos;
  • enroladinho de salsicha;
  • biscoitos salgados e doces;
  • chips;
  • pipoca;
  • salgados;
  • pão de queijo;
  • bolo;
  • torta de frango;
  • pão doce;
  • brownie.

Quais alimentos evitar em um piquenique?

Na hora de escolher as comidas do piquenique, é importante ter em mente que estas precisam resistir às condições ambientais, já que o evento vai ocorrer ao ar livre. Nesse sentido, devem ser evitados alguns tipos de alimentos, como:

  • Os perecíveis, como produtos não refrigerados, comidas à base de ovos e carnes cruas.
  • Maionese, além de molhos à base de maionese e saladas com maionese.
  • Comidas muito doces, pois atraem insetos.
  • Comidas muito gordurosas, porque é mais difícil de limpar.
  • Frutas e vegetais descascados, porque pode amassar.

Agora que você já sabe como organizar e o que levar para o um piquenique, é só aproveitar o dia com as pessoas que você ama. Com certeza será incrível!