Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pesou a mão no amaciante? Descubra como tirar mancha do produto da roupa
Cuide Bem 05/12/2018

Pesou a mão no amaciante? Descubra como tirar mancha do produto da roupa

Seguir as instruções dos produtos na hora de lavar roupas é indispensável para evitar manchas nos tecidos – já que nem os itens mais inofensivos, como o amaciante, estão livres de deixar marcas por causa de excessos. É que, além de usar a quantidade certa, também é preciso respeitar as particularidades de cada tecido e seguir alguns passos importantes – como dissolver o produto em água, por exemplo.

No entanto, se você não sabia de nada disso e errou na hora do procedimento, não precisa se preocupar: é só seguir algumas dicas para contornar o problema e evitar novas falhas na hora de lavar suas roupas. Acompanhe as nossas dicas.

Dissolva o amaciante em água para não danificar as roupas

A dica principal para evitar as manchas de amaciante é dissolver o produto em água. Muita gente não sabe, mas não é recomendado colocá-lo diretamente nas roupas. Caso você use o item no compartimento da máquina de lavar, e mesmo assim perceba a formação de marcas nos tecidos após a lavagem, a sugestão é seguir esse passo e misturar o produto com água – principalmente no caso dos amaciantes concentrados. Ao combinar a dica com a análise dos símbolos nas etiquetas das peças, suas roupas estarão protegidas das manchas.

Deixar a roupa de molho é o primeiro passo para se livrar das manchas de amaciante

Não precisa se desesperar caso o amaciante deixe marcas nas suas roupas porque elas não são permanentes. Porém, algumas podem resistir por mais tempo que outras – e tudo isso vai ser definido pelo nível de concentração do seu produto. O procedimento para contornar o problema é o mesmo em todos os casos, mas a diferença é que, talvez, você tenha que repetir o processo mais de uma vez.

Faça o seguinte: deixe as roupas manchadas de molho por meia hora em um balde só com água. Em seguida, esfregue a mancha, delicadamente, com sabão neutro ou de coco. Depois, enxágue a peça e deixe secar como de costume. Viu como é fácil? Só não se esqueça que o ideal é evitar que isso aconteça para prolongar a vida útil das suas roupas.

O sabão também pode deixar manchas nas roupas

Até mesmo o sabão usado na lavagem pode causar manchas se você ignorar as instruções no rótulo. Usar uma quantidade exagerada do sabão em pó pode deixar suas peças esbranquiçadas e abusar do sabão concentrado causa o mesmo tipo de mancha do amaciante.

Então, para evitar o problema, observe bem as indicações dos fabricantes antes de deixar o produto entrar em contato com a roupa. Mas, se acabar errando a mão durante a lavagem, o passo a passo para tirar as marcas de sabão é o mesmo do amaciante.