Economia do lar

Pesou a mão? Como tirar o sal do feijão durante o seu preparo

Para tirar o sal do feijão durante o seu preparo, uma boa dica é substituir a água do cozimento por uma nova ou acrescentar algumas gotas de limão
Para tirar o sal do feijão durante o seu preparo, uma boa dica é substituir a água do cozimento por uma nova ou acrescentar algumas gotas de limão

Caso também se pergunte o que fazer quando o feijão fica salgado, essa matéria foi feita especialmente para você! Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, é possível tirar o sal do feijão durante o seu preparo com alguns truques caseiros. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos os principais deles abaixo!

1. Para tirar o excesso de sal do feijão, substitua a água do cozimento por uma nova

A primeira dica funciona principalmente para cozidos como feijão, canja e outros pratos que precisam de bastante água durante o preparo. Nos momentos em que você exagerar no sal e acabar pesando a mão no tempero, uma boa dica é descartar pelo menos metade do líquido da receita, adicionando a mesma quantidade de água antes de colocar para ferver novamente. Assim, boa parte do sal será eliminada junto com a água descartada. E o restante que ficar na panela, será diluído. Bem tranquilo, né?

Obs.: Outra boa dica é reaproveitar a água do cozimento para deixar legumes, vegetais ou leguminosas de molho. Depois é só descartar a água e prepará-los normalmente!

2. Se a primeira dica não resolver, aposte no truque da batata

Você sabia que outra maneira de diminuir o sal do feijão salgado é colocar alguns pedaços de batata? Para quem ainda não conhece esse truque, a batata crua ou cozida funciona como uma espécie de "esponja" quando adicionada ao caldo do feijão. Em poucos minutos, ela consegue absorver o excesso de sal do prato e acertar o tempero. Basta tirá-la da panela depois do cozimento ou misturar com o caldo do feijão.

3. Colocar algumas gotas de limão também pode ajudar a tirar o excesso de sal do feijão

Usado no preparo de marinadas, o limão é uma fruta cítrica que costuma combinar muito bem com qualquer tipo de proteína. O que nem todo mundo sabe é que o alimento também pode ajudar a tirar o excesso de sal de cozidos como o feijão. Basta colocar algumas gotas de limão, ferver bem com a panela com a panela tampada e experimentar.

4. Caso o feijão continue salgado, coloque um pouco de sal na tampa da panela

Se ainda assim o excesso de sal persistir no caldo do feijão, outra forma de salvar o prato é colocando um pouquinho do ingrediente na tampa da panela durante o cozimento. Isso fará com que esse sal absorva a umidade e acabe eliminando o sal em excesso. Viu como é fácil? Ah, e se acabar sobrando um pouco do feijão, você também pode reaproveitar as sobras para fazer outras receitas, como tutu, bolinhos, e caldos.

Matérias: Economia do lar

Ver mais