Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pernil: 4 dicas para temperar e assar perfeitamente essa carne suína
Guia Culinário 23/12/2021

Pernil: 4 dicas para temperar e assar perfeitamente essa carne suína

Que o pernil assado é um dos pratos mais esperados nas festas de fim de ano, todo mundo já sabe. O que talvez ainda seja um mistério, principalmente para quem está começando a se aventurar na cozinha, é a forma certa de como temperar um pernil, para acentuar o sabor da carne suína e, ao mesmo tempo, conseguir aquela textura suculenta que dá água na boca só de lembrar!

O pernil de porco é uma das partes mais nobres do animal: uma proteína com pouca gordura, que é perfeita para aproveitar em família. A boa notícia é que ainda dá para garantir um pernil de Natal para a ceia desse ano! Reunimos algumas dicas para que sua receita de pernil assado seja feita rapidinho. Dá uma olhada:

Tempero para pernil: uma lista de ingredientes para dar mais sabor à carne suína

Não são poucas as opções de tempero para pernil de porco, de modo que você pode escolher os ingredientes que sua família mais gosta e criar um prato único e inesquecível! Com o pernil descongelado, faça alguns furos na carne para facilitar o processo de como temperar pernil de porco. Veja a seguir algumas combinações que dão super certo:

  • Suco de limão, Vinagre de vinho branco, Pimenta do reino em pó, Alho picado sem sal, Cebola picada com sal e Chimichurri;
  • Suco de laranja, Vinagre de Álcool, Azeite de Oliva Extra Virgem, Alho picado sem sal, Cebola picada com sal, Manjericão em pó, Salsa desidratada em flocos, Pimenta Calabresa e Pimenta com cominho;
  • Suco de limão, vinagre de vinho branco, Cominho em pó, Molho de mostarda tipo dijon  e Mel Florada Predominante Flores de Laranjeira;
  • Suco de laranja, Alecrim, Orégano, Cebola, alho e salsa Qualitá.

Como temperar pernil: marinada é o segredo da suculência

Já sabe o que vai usar para temperar pernil? Chegou a hora de aprender a forma certa de como temperar pernil para assar de modo que ele não fique seco. O pernil suíno assado é melhor apreciado quando derrete na boca!

O modo de preparo é o mesmo em todas as combinações que você viu acima: bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. As quantidades vão depender do tamanho do pernil de porco assado e da intensidade do sabor que você pretende dar à receita de pernil. Não se esqueça de acertar o sal!

Um dos truques principais de como fazer pernil é caprichar nessa etapa de pré-preparo. O ideal é deixar que essa mistura seja absorvida por, no mínimo, 8 horas. Uma das maneiras mais fáceis de como temperar pernil de porco é colocar a carne e a marinada em um Saco plástico para freezer e geladeira Qualitá 3L.

Como assar pernil? Os detalhes da receita de pernil de porco assado no forno suculento

Passado o tempo da marinada, transfira o pernil suíno para uma Assadeira descartável alumínio 470mm Qualitá. Junte um copo do tempero para pernil que foi usado anteriormente e mais três copos de água. Cubra a carne com papel alumínio e, a cada meia hora, descubra e regue com o líquido que já está na forma. Outra ideia para um pernil assado suculento é besuntá-lo com Manteiga com sal Qualitá antes de levá-lo ao forno.

Pernil assado no forno: quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg?

Antes de pensar em colocar o pernil no forno, é preciso calcular a quantidade de carne necessária para servir a todos. Uma conta que costuma dar certo no caso das proteínas é de 250g por pessoa. Considere nessa conta a presença de outros tipos de carne, como frango ou bacalhau, se você pretende ter opções.

Para saber quanto tempo leva para assar um pernil no forno, calcule 1:30h de tempo no forno em temperatura média, de aproximadamente 200ºC, para cada quilo de carne. O ponto ideal de uma receita de pernil de porco assado no forno suculento é quando a carne está bem macia por dentro e douradinha por fora.