Alimentação

Patê de atum: aprenda a fazer essa receita prática

  
 
 
       
 O patê de atum fica uma delícia com pão de forma ou torradinhas. Experimente!
O patê de atum fica uma delícia com pão de forma ou torradinhas. Experimente!

Dentre as receitas com atum, o patê é uma das mais queridas! Motivos não faltam para preparar a pastinha em casa: além de levar poucos ingredientes, basta misturá-los na proporção certa para alcançar a textura cremosa que todo mundo adora! O atum em lata é um alimento que não pode faltar na despensa, já que pode ser a proteína principal em qualquer refeição e tem uma vida útil longa quando bem armazenado. O enlatado pode ser usado como complemento em saladas, acompanhamento para massas ou como recheio para sanduíche natural de atum, a receita que você aprende a seguir.

Atum não precisa ser cozido para o preparo do patê

Está em busca de uma sugestão prática para o lanche? Aposte no patê de atum: receita que não precisa ir ao fogo para ficar pronta. Tudo o que você precisa fazer é abrir o atum em lata e escorrer bem a água ou o óleo do seu interior. Use uma peneira ou simplesmente aperte o atum com as costas de uma colher de sopa, retirando o máximo de líquido que conseguir. Caso opte pelo atum sólido, com essa mesma colher você pode desfiá-lo.

Parece prático e é mesmo! O patê de atum é perfeito para lanches da tarde no verão - quando as temperaturas altas nos fazem querer ficar o menor tempo possível na cozinha. Receitas com atum são perfeitas também para acampamentos. Fica a dica!

Patê atum simples: como fazer patê de atum com apenas 6 ingredientes

Além do atum em lata, muito poucos itens são necessários para essa preparação, e a maioria deles você já tem em casa. Veja a seguir as proporções para 1 lata de atum (170 gramas):

Receita de patê de atum

Ingredientes:

 

  • 1 lata de Atum sólido em óleo Qualitá ou Atum ralado ao natural Qualitá
  • ½ xícara (chá) de Maionese Qualitá
  • 1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem Qualitá
  • 1 colher (sopa) de Cebola picada com sal Qualitá
  • Salsa desidratada em flocos Qualitá e sal a gosto

 

Como fazer: leve todos os ingredientes a uma tigela e misture com o auxílio de uma colher ou de um processador até atingir uma consistência cremosa e homogênea.

Receitas com atum: ingredientes que vão deixar a pasta de atum ainda mais saborosa

A pasta de atum é tão fácil de fazer que vai virar mania aí na sua casa! Para não cair na rotina, você pode adicionar mais alguns ingredientes à mistura. Mais sabor e mais nutrientes também! Veja algumas ideias:

Azeitonas verdes gordal sem caroço Qualitá: basta picar algumas unidades de azeitona em pedacinhos bem pequenos para deixar o patê atum bem mais temperado. A Azeitona preta azapa em conserva Qualitá também combina bem com a preparação. 

Atum sólido light e Maionese light Qualitá: quer se deliciar sem se preocupar com as calorias? Simples! Substitua as versões originais do atum e da maionese pelas versões light. O sabor e a consistência são os mesmos.

Alcaparra em conserva Qualitá: essa dica é para surpreender a família! A diferença no preparo é que ele começa refogando a cebola no azeite até que murche. Em seguida, pique 1 ½ colher (sopa) de alcaparras em pedaços pequenos e adicione ao refogado, mexendo por 1 minutinho. Desligue o fogo, deixe esfriar e prepare o patê normalmente.

Sanduíche de atum fica perfeito com pão Caseirinho

Na hora de servir o patê de atum, montar um sanduíche é sempre uma boa ideia. Experimente utilizar fatias do Pão de forma Caseirinho tradicional Qualitá, que são mais grossas e adicionam muito mais sabor ao lanche. Depois de espalhar a pasta no pão, adicione um pouco de crocância com a Cebola Palha Defumada Qualitá. Cada mordida vai valer a pena!

 

Matérias: Alimentação

Ver mais