Alimentação

Pastel com caldo de cana: como fazer em casa o lanche mais desejado da feira

Prepare pastel com caldo de cana em casa usando massa pronta, recheio de queijo ou carne moída e ingredientes refrescantes (como limão e água de coco) para incrementar a bebida
Prepare pastel com caldo de cana em casa usando massa pronta, recheio de queijo ou carne moída e ingredientes refrescantes (como limão e água de coco) para incrementar a bebida

Comer pastel com caldo de cana nas feiras de domingo é uma das melhores tradições nacionais, né? Além de ser uma combinação deliciosa, essa dupla diz muito sobre a história do Brasil - o caldo de cana, por exemplo, surgiu na época colonial, ainda nos engenhos de açúcar. Já o pastel foi introduzido na nossa culinária por influência de imigrantes chineses, na década de 1940.

Com o passar do tempo, o caldo de cana servido junto com pastel se tornou um dos lanches mais queridinhos dos brasileiros. Interessante, né? Aqui, nós separamos dicas de como fazer uma versão caseira de pastel (de queijo, carne etc.) e um caldo de cana bem saboroso. Dá uma conferida!

Como fazer pastel com caldo de cana

Para que você não precise ir à feira para comer um bom pastel com caldo de cana, uma boa dica é comprar os ingredientes para fazer a receita em casa. Você sabia, por exemplo, que dá para fazer caldo de cana no liquidificador? Os pastéis também são simples de preparar - basta comprar a massa pronta da Qualitá, escolher os recheios e fritar em seguida. Não tem erro!

Receita de pastel de carne e de queijo

Para que o pastel fique bem crocante como os da feira, o ideal é fritá-lo no óleo quente para comer em seguida junto com o caldo de cana. Mas, caso você queira algo mais saudável, também é possível fazer receitas no forno ou na airfryer, que dispensam o uso de gordura. A Qualitá, por exemplo, tem tanto massa de pastel para fritar quanto massa de pastel de forno. Fica por sua conta!

Você vai precisar de: 1 pacote de massa de pastel para fritar Qualitá (200 g), Queijo mussarela de búfala fatiado Qualitá a gosto, orégano a gosto, carne moída já cozida e temperada, azeitonas verdes gordal sem caroço Qualitá a gosto (opcional), óleo de soja Qualitá para fritar, 1 dente de alho com casca.

Primeiro, posicione as massas de pastel abertas em uma superfície limpa e seca. Coloque fatias de queijo a gosto, salpique um pouco de orégano por cima e feche em seguida, com a ajuda de um garfo.

Preencha outras massas de pastel com carne moída (já cozida e temperada) e, se desejar, dê uma incrementada com azeitonas verdes. Aqui, uma boa dica é aproveitar as sobras de carne do almoço para evitar desperdícios. Feche os pastéis com a ajuda de um garfo.

Coloque o óleo para ferver em uma panela e adicione um dente de alho com casca - assim, é possível reduzir o cheiro de gordura e preservar o óleo.

Quando o óleo estiver bem quente (idealmente a 180°C), introduza os pastéis e os deixe fritar bem. Prontinho!

Receita de caldo de cana no liquidificador

Também conhecido como garapa, o caldo de cana pode ser feito no liquidificador e incrementado com outros ingredientes refrescantes - como limão e água de coco. O resultado é uma bebida bem refrescante e altamente energética, ótima para tomar em dias mais quentes.

Você vai precisar de: 3 xícaras de cana-de-açúcar descascada em cubinhos, sumo de 1 limão e 120 ml de água de coco Qualitá.

Em um liquidificador, coloque a cana-de-açúcar e o limão e bata bem. Em seguida, passe por um coador e esprema bem com uma colher. Misture com a água de coco e sirva em seguida.

Matérias: Alimentação

Ver mais