Lavanderia

Passar lã e toalha de banho: como fazer sem estragar o material

As toalhas de banho nunca devem ser passadas a vapor, nem em temperaturas muito altas
As toalhas de banho nunca devem ser passadas a vapor, nem em temperaturas muito altas

Quem gosta de estar com as suas roupas sempre bem passadas pode ficar com algumas dúvidas em relação a como deixar a peça sempre bem lisa. A variedade de tecidos significa que há diferentes formas de passar, e, não raro, passar uma peça do modo errado pode significar perdê-la para sempre. Dentre os tipos que exigem mais cuidado, a toalha de banho e a lã estão entre os mais populares, já que muita gente não sabe como deixá-las bem passadas e sem amarrotados. Se você ainda tem dificuldades com esse tipo de roupa, seus problemas acabaram! Aqui tem um passo a passo definitivo para você deixar suas toalhas e peças de lã impecáveis. Spoiler: isso aqui vai mudar sua vida na frente da tábua de passar!

Passar toalha sem complicações

O ferro de passar vem, geralmente, com uma série de temperaturas para diversos tipos de tecido - do algodão à seda. Para passar toalhas de banho, o ideal é colocar no modo próprio para algodão do ferro. Se você não tem um com funções específicas, mantenha o seu em temperatura de até no máximo 110° C, pois o ferro muito quente pode danificar muito a peça, principalmente as toalhas felpudas. Nunca passe sua toalha de banho a vapor: isso faz com que suas fibras queimem e se rompam, deixando o tecido áspero e com menor capacidade de absorção.

Lã: de olho na etiqueta da roupa

Quase todas as peças de lã possuem uma etiqueta (aquela que muita gente corta porque está incomodando) com indicações específicas para a lavagem e passagem das roupas. Algumas roupas desse tecido têm instruções específicas para não passar (como um "X" em cima de um ferro de passar), então se sua roupa tem essa indicação na etiqueta, nada de ferro para ela! Caso ela não tenha, você pode usar algumas de nossas dicas simples para não errar na hora de cumprir essa tarefa doméstica.

Nada de passar a seco!

Embora as toalhas de banho não possam ser passadas a vapor, ele é essencial no caso das peças de lã. Um ferro a seco pode destruir as fibras da roupa e queimá-la para sempre. Por isso, antes de tudo coloque água no aparelho. A maioria dos ferros possui uma função específica para a lã, então basta ajustar para esse modo para obter a temperatura ideal para o tecido. Agora, a dica imprescindível: na hora de passar a peça, coloque um pano por cima, de modo que ele fique entre o ferro e a roupa a ser passada. Isso porque a lã, quando entra em contato com o ferro diretamente, enrijece e queima. Passe o tecido em linhas retas, de cima para baixo, de preferência sempre umidificando com água ou produtos específicos para passar roupa.

Assim que passar, não dobre!

Tanto a toalha de banho quanto a peça de lã nunca devem ser dobradas assim que passadas. Isso faz com que elas amarrotem ainda mais e percam sua forma natural. Lembre-se também de guardar as toalhas em locais longe do banheiro para que elas não absorvam umidade. Isso evita tanto que elas fiquem com mau cheiro quanto que o processo de passar seja dificultado.

Precisa mesmo passar toalha de banho e peças de lã?

Se você não tem o hábito de passar a tolha de banho ou mesmo as roupas de lã, não se preocupe: essa tarefa não é imprescindível. Muita gente gosta de passar a tolha para que ela ocupe menos espaço no armário, o que facilita a sua organização. Ainda assim, se isso não é um problema para você saiba que passá-la não é obrigatório. O mesmo vale para as roupas de lã, viu? Já se a sua preocupação é matar possíveis germes, procure deixar as peças secando ao sol, que o resultado será bem eficiente.

Matérias: Lavanderia

Ver mais