Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve naftalina? Descubra se seu uso é realmente indicado
Meu Lar 14/07/2020

Para que serve naftalina? Descubra se seu uso é realmente indicado

Conhecida como um tipo de “repelente natural”, a naftalina é uma substância forte que já foi muito utilizada em guarda-roupas, armários, gavetas e dispensas para prevenir o surgimento de traças e outros insetos inconvenientes que aparecem nos ambientes mais úmidos e escuros na casa. No entanto, com o passar do tempo, a naftalina foi considerada um produto tóxico para os humanos, podendo causar sérios problemas de saúde caso fosse inalada com frequência. Para que você possa substitui-la na hora de limpar a casa e evitar o surgimento de pragas, nós separamos algumas dicas importantes.

Naftalina espanta ratos e baratas com eficiência, mas pode causar intoxicação

Apesar de ser eficiente na limpeza da casa, a naftalina é composta por um princípio ativo (substâncias físicas e químicas) que podem desenvolver sintomas como confusão mental, irritação nos olhos e na pele, dores de cabeça e intoxicações no organismo se forem inalados por um longo período de tempo.

Ou seja, colocar saquinhos ou bolinhas de naftalina nas gavetas dos armários (para controlar incidência de pragas como ratos e baratas) não é considerado a melhor opção a longo prazo! O ideal para a saúde é substituir o uso do produto por outros que possuem o mesmo efeito e também podem te ajudar a eliminar os insetos.

Evita mofo é um dos produtos que podem substituir a naftalina

Para substituir a naftalina e se livrar de manchas de bolor, fungos e outros micro-organismos que costumam estar presentes nas superfícies mais suscetíveis à mofo da casa, o evita mofo é o produto perfeito. Ele pode ser colocado em armários, colchões, gavetas e em outros ambientes em que há pouca circulação de ar e bastante umidade. Basta limpar o local com um pano levemente umedecido + vinagre branco e bicarbonato de sódio e acrescentar o produto depois.

Aromatizadores de ambientes com lavanda ajudam a combater os insetos

Quem prefere evitar as pedrinhas de naftalina pode passar a apostar nos aromatizadores de ambientes produzidos com essência de lavanda! Além de deixar todos os ambientes da casa sempre perfumados, o produto retirado dessa planta também pode ajudar no combate aos insetos e às traças, sendo uma boa opção para ser colocado em armários e gavetas.

Inseticidas ajudam a matar mosquitos, baratas e formigas

O inseticida – produto conhecido por matar mosquitos, baratas, formigas e outros insetos – também pode ser uma boa alternativa para substituir o uso da naftalina. Tudo o que você precisa é espirrar a substância diretamente nos insetos ou, no caso das baratas, rente ao chão (por baixo da barriga) e pronto! O produto tem um cheiro forte, mas ainda é bem menos tóxico que as pedrinhas de naftalina.