Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve molho inglês? Veja dicas de como usá-lo na cozinha
Guia Culinário 11/03/2020

Para que serve molho inglês? Veja dicas de como usá-lo na cozinha

Chame do que preferir: molho inglês, molho Worcester ou molho Worcestershire. Todas essas denominações se referem ao mesmo condimento feito a base de molho de soja, alho, cebola, vinagre, cravo-da-índia, tamarindo, pimenta chili e outras especiarias. Inspirado em uma receita indiana, mas originalmente desenvolvido na Inglaterra, o molho inglês é amplamente utilizado na gastronomia como um intensificador de sabores. Devido a sua coloração escura, chega a ser comparado com o molho shoyu (condimento asiático), mesmo que os dois sejam bem diferentesQuer saber como usar o molho inglês na cozinha? Dá uma olhada nas dicas!

Você já ouviu falar no coquetel Bloody Mary?

É bem possível que você já tenha ouvido falar do famoso “Bloody Mary”, um clássico drink da coquetelaria. Preparado com vodca, suco de tomate, suco de limão, tabasco, pimenta-do-reino e molho inglês, a bebida é uma das grandes responsáveis pela divulgação do molho ao redor do mundo. Se você quiser prepará-la em casa, basta misturar todos os ingredientes em um copo long drink e acrescentar alguns cubos de gelo.

Molho inglês é especialmente utilizado em carnes vermelhas

Se o objetivo for acentuar o gosto da carne vermelha, o molho inglês pode fazer toda a diferença. Capaz de adicionar umidade e maciez à proteína, o condimento é muito utilizado para marinar a carne do churrasco com perfeição.

Por isso, uma boa dica é deixar a carne imersa em um refratário cheio de molho inglês e incrementar a marinada com outras ingredientes como vinagre de vinho tinto, manjericão, pimenta-do-reino, sal, azeite e alguns dentes de alho picados. É uma mistura para ninguém botar defeito!

Condimento também combina com frangos, sopas e saladas

Extremamente versátil, o molho inglês também pode ser utilizado para temperar carnes brancas (antes ou depois do preparo) como aves e peixes e é um dos molhos mais requisitados para dar sabor às verduras, folhas e legumes em saladas e sopas de vegetais. Ou seja, cai muito bem em praticamente qualquer ocasião!

Que tal fazer uma cebola caramelizada ao molho inglês?

Algumas hamburguerias artesanais utilizam o molho inglês para preparar cebolas caramelizadas e dar um toque especial aos hambúrgueres. Talvez você já tenha até experimentado essa delícia! Seja para complementar o prato ou não, a técnica é bem fácil de fazer em casa.

Tudo o que você precisa é cortar a cebola em gominhos e refogá-la no molho inglês com vinagre, açúcar mascavo e água até que o líquido da mistura fique bem espesso (e reduzido). As cebolas vão ficar macias, adocicadas e ficar com uma linda coloração marrom escuro!