Alimentação

Para cortar cebola sem chorar: 5 técnicas para dar adeus às lágrimas nos olhos

Para evitar o chororô, uma das principais dicas é deixar a cebola no congelador por 15 minutos e, depois, usar uma faca bem afiada para cortá-la
Para evitar o chororô, uma das principais dicas é deixar a cebola no congelador por 15 minutos e, depois, usar uma faca bem afiada para cortá-la

Você já parou para pensar por que a gente chora cortando cebola? Existe uma explicação química para isso: quando cortado, esse vegetal libera enzimas que, em contato com outras células, geram um tipo de ácido. Esse ácido acaba irritando os nossos olhos e, quando percebemos, o rosto já está cheio de lágrimas. Mas a boa notícia é que existem alguns truques que ajudam a amenizar essa situação e facilitam muito a nossa vida na hora de cortar a cebola. Quer conhecê-los? Nós listamos os mais eficientes. Confira!

1. Coloque um pouco de água dentro da boca na hora de cortar a cebola

Uma dica inusitada - mas que dá supercerto - é colocar um pouco de água dentro da boca na hora de cortar a cebola. É importante que você mantenha a boca cheia enquanto corta e, apenas depois de terminar, engula a água. Não se sabe ao certo o porquê de essa tática funcionar - no entanto, ela realmente ajuda bastante e é bem simples de fazer.

2. Deixe um ventilador ao seu lado para afastar o ácido que causa as lágrimas

Outra dica interessante para evitar o chororô da cebola é recorrer ao ventilador portátil. Basta colocar o aparelho no seu lado enquanto você corta a hortaliça. O vento consegue afastar as enzimas, e, com isso, elas não atingem os olhos. Essa também é uma alternativa bem fácil e que dá supercerto! Você só tem que tomar cuidado para que o ventilador esteja bem limpo (livre daquelas poeiras que, geralmente, ficam retidas na grade do aparelho). Assim, você evita que alguma sujeira voe em direção à comida.

3. Deixe uma vela acesa ou um pote de água quente ao lado da tábua de corte

Você sabia que as velas também podem ser grandes aliadas nessa hora? Pois é, para que você não chore cortando a cebola, basta acender uma vela ao lado da tábua em que o alimento está sendo cortado. As chamas atraem as enzimas e, assim, os seus olhos ficam mais protegidos. Em vez de usar uma vela, você também pode colocar um pote pequeno com água quente perto da tábua de corte. Essa água também consegue atrair o ácido e, desse modo, proteger os seus olhos. Simples, né?

4. Coloque a cebola no congelador por 15 minutos e use uma faca bem afiada

Na hora de cortar cebolas, o seu freezer também pode ser um grande aliado. Uma boa dica é deixar o vegetal no congelador por cerca de 15 minutos antes de cortá-lo. Além disso, procure usar uma faca bem afiada, ok? Assim, você apenas fatia a cebola de forma precisa, sem que muitas enzimas sejam liberadas. Facas cegas, por outro lado, podem amassar o vegetal. Neste caso, as células do alimento ficam quebradas e são maiores as chances de você chorar enquanto corta a cebola.

5. Use um óculos de proteção

Por mais que pareça estranho, essa dica realmente funciona! Afinal, os óculos funcionam como barreiras de proteção para os nossos olhos, impedindo que as enzimas da cebola atinjam a córnea. Por isso, a nossa dica é sempre usar um óculos comum (pode ser de grau mesmo) ou um próprio para proteção. Algumas pessoas mais radicais (e criativas) até usam óculos de natação na hora de cortar a cebola. Estilo não falta!

Matérias: Alimentação

Ver mais