Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pano de limpeza: como higienizar corretamente e saber a hora certa de trocá-lo
Meu Lar 14/02/2022

Pano de limpeza: como higienizar corretamente e saber a hora certa de trocá-lo

Você costuma limpar ou trocar seu pano para limpeza com frequência? Esse fiel aliado da faxina também precisa estar sempre limpinho e próprio para uso. Por ser um item que entra em contato com poeira, sujeirinhas e restos de comida, o pano de limpeza deve ser higienizado apropriadamente. Lavar e desinfetá-lo corretamente garante que as suas superfícies sejam realmente limpas e evita a propagação de bactérias sobre elas. Mas qual a forma correta de higienização? Quando é hora de trocar por um novo? Vamos descobrir isso agora!

Escolha o tipo certo de pano para limpeza e faça-o durar mais

Para que o pano de limpeza dure mais e faça seu trabalho direito, é preciso usar o tipo certo para cada propósito. Além disso, cada item deve ser usado para realizar apenas um tipo de tarefa, por exemplo: Se você usa um paninho para limpar a cozinha, ele não pode ser usado no banheiro. Conheça alguns tipos de pano para limpeza:

– O pano de microfibra é recomendado para tirar poeira, limpar espelhos, vidros e até a bancada da cozinha e pia do banheiro. Se cuidado corretamente, o pano de microfibra pode ser utilizado até 4 vezes se for lavado corretamente após cada uso.

-O multiuso, aquele pano azul de limpeza, é um que utilizamos para tudo: Limpar a mesa, o fogão, tirar pó, secar a pia. Ele pode ser usado no máximo 2 vezes.

-Panos de algodão são indicados para limpar e enxugar o chão. Por serem feitos de tecidos mais resistentes, eles podem ser usados até apresentarem sinais de desgaste muito aparentes.

Como higienizar cada tipo de pano de limpeza

Na hora de limpar o pano de microfibra, o Detergente Líquido Neutro Qualitá é o produto certo. Molhe o pano em água morna e, em seguida, aplique o detergente. Esfregue o tecido até que toda a sujeira seja eliminada. Para uma limpeza profunda, deixe-o de molho em uma solução de água e vinagre de álcool por 1 hora antes de enxaguar. Agora é só deixar secar. Para evitar a proliferação de bactérias, lave o pano de microfibra logo após o uso.

Lavar o pano de limpeza multiuso também é muito fácil: retire o excesso de sujeira com água corrente, esfregue o tecido com o mesmo detergente neutro, enxágue e deixe secar. É importante higienizá-lo sempre depois de cada uso.

Pano de chão branquinho: o jeito certo de lavar esse tipo de pano para limpeza

O pano de chão tem um processo de limpeza um pouco diferente: após retirar o grosso da sujeira com água corrente, deixe-o de molho durante 1 hora em um balde com água e um pouco de Alvejante com cloro limão Qualitá. Essa etapa é importante para que a sujeira solte com mais facilidade e também evitar que o tecido fique encardido. Os produtos a base de cloro ativo são muito indicados para a remoção de manchas e esterilização do pano. Outra opção é a Água sanitária Qualitá. Após deixar de molho, esfregue o pano com a ajuda de uma escovinha, enxágue e deixe secar esticado. Outro cuidado importante é nunca esquecer o pano de chão molhado e embolado dentro do balde! A umidade é um cenário favorável para a proliferação de fungos e bactérias.

Não esqueça de usar luvas de limpeza para proteger as mãos durante a higienização dos seus panos para limpeza!