Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Panela elétrica de arroz também faz outros pratos! 6 refeições que você pode preparar com o eletrodoméstico
Guia Culinário 14/02/2019

Panela elétrica de arroz também faz outros pratos! 6 refeições que você pode preparar com o eletrodoméstico

Você já ouviu falar na panela elétrica de arroz? Embora nem todo mundo tenha uma em casa ela vem se popularizando cada vez mais como uma forma mais fácil de preparar o cereal. Afinal, não é preciso ficar com medo de ele queimar, porque quando a água evapora completamente o eletrodoméstico sai da função “cozinhar” e vai para “aquecer”. Ainda assim, não é porque ele se chama panela de arroz que essa é a única comida que pode ser feita nele! Quer abrir o leque? Então conheça 6 refeições que você pode preparar usando com a ajuda desse utensílio:

Macarrão ao molho sugo

O macarrão é definitivamente um curinga na cozinha. Afinal, ele pode ser feito até no micro-ondas! Por isso, não é de se espantar que a panela elétrica também ajude a prepará-lo, né? E nem tem mistério quanto a isso, já que é só deixar a água esquentar na panela (lembrando de mantê-la fechada para ferver mais rápido) e depois acrescentar o macarrão e o sal. Quando ele tiver cozinhado bem, retire a água, ponha o molho de sua preferência e mexa um pouco. Inclusive, molhos mais simples, como o sugo, também podem ser preparados no eletrodoméstico. Só não se esqueça de deixar tudo prontinho antes para acrescentar quando estiver acabando o macarrão, ok?

Carne moída

E já que estamos no assunto, que tal preparar uma deliciosa carne moída para comer com o macarrão? Mais uma vez, seu modo de preparo é bem simples. Primeiro, tempere a carne com os seus ingredientes favoritos. Depois, coloque-a na panela elétrica com molho de tomate diluído em água. Mexa um pouco para espalhar bem a carne, feche a tampa e deixe cozinhar. De tempos em tempos misture mais um pouco para fazer a carne moída se soltar mais e quando ela estiver cheirando você vai saber que está pronto. Aí é só servir e aproveitar.

Purê de batatas

Já deu pra perceber que a panela elétrica mais parece uma panela normal que qualquer outra coisa, né? Seguindo essa lógica, hora de aprender a preparar o purê de batatas. Primeiro, coloque para cozinhar as batatas já sem casca e cortadas em pedaços. Quando elas estiverem macias (vulgo, se desfazendo com o garfo) hora de passá-las para um mixer. Bata tudo bem – ou então esmague com um garfo – depois volte o conteúdo para a panela. Acrescente o leite aos poucos, o sal a gosto e misture bem até que a consistência fique boa. Dica: se tiver um forno vale a pena preparar um bolo de batata, já que seus ingredientes – purê e carne moída – podem ser preparados na panela elétrica.

Mingau

Achou que não dava para fazer uma refeição adocicada na panela elétrica? Pois então se enganou feio! Para preparar o mingau, coloque o leite para ferver e, em outro copo, dissolva o amido de milho e o açúcar em leite e depois acrescente na panela. Mexa com uma espátula de silicone (para não arranhar a superfície) até que o conteúdo fique na consistência adequada. Fácil, não? Ainda vale colocar um pouco de canela em pó no final para dar aquele toque a mais no prato.

Tapioca

Sim, também dá para preparar tapioca na panela elétrica! Tudo bem que é um pouco mais difícil evitar que ela quebre, mas ainda assim nada impossível. Prepare da mesma maneira que você faria em uma frigideira (sem usar óleo, claro), e tome apenas cuidado na hora de virar. Se conseguir fazer a manobra fica tranquilo, que o resultado final será ótimo.

Legumes no vapor

Se você não tem uma panela de arroz talvez não saiba que ela vem com um recipiente meio vazado que fica apoiado na panela. Seu objetivo é bem simples: preparar legumes no vapor. Afinal, seus furos na parte de baixo permitem que o ar quente passe, e com isso os alimentos sejam preparados de maneira deliciosa. A dica é aproveitar que já está fazendo alguma outra refeição, como macarrão ou carne moída, por exemplo, para colocar os legumes cortados. Quando eles estiverem prontos é só temperar no prato!