Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Paçoca de carne seca: experimente essa receita nordestina
Guia Culinário 25/11/2021

Paçoca de carne seca: experimente essa receita nordestina

De origem nordestina, mas muito popular em todas as regiões do Brasil, a paçoca de carne é um prato que vai surpreender quem ainda não o experimentou! Quando pensamos em paçoca, a primeira coisa que vem à cabeça é a paçoca de amendoim, certo? Pois é! A forma de preparar o doce e a receita de paçoca de carne é mesmo bem parecida. A palavra “paçoca” vem de “pa’soka”, que em Tupi quer dizer pilar, esmigalhar. Uma paçoca é, portanto, um alimento preparado em um pilão. Interessante, né?

Paçoca de carne seca pode ser preparada com diferentes tipos de farinha

A paçoca de carne seca nordestina é tradicionalmente preparada com farinha de mandioca, já que é uma herança da alimentação indígena. O prato também faz parte da chamada “cozinha de tropeiro”, assim como o arroz carreteiro e o feijão tropeiro. São refeições fáceis de preparar, muito nutritivas e saborosas também!

Com o passar do tempo, a receita de paçoca de carne foi se modernizando e outros ingredientes passaram a fazer parte dela, como a farinha de milho. Uma boa ideia para agregar o sabor da farinha de mandioca à textura crocante da farinha de milho flocão é misturar um pouco de cada farinha ao preparo.

Como fazer paçoca de carne seca mesmo sem ter pilão

A receita de paçoca de carne original inclui misturar os ingredientes com o auxílio de um pilão, apertando bem até formar uma espécie de farofa, bem trituradinha. Mas se você não tem um pilão em casa, não tem problema. Na cozinha, adaptação é tudo! Veja a seguir como fazer paçoca de carne com utensílios e ingredientes que você sempre tem em casa!

Ingredientes

400g de Jerked beef ponta de agulha Qualitá
250g de Bacon em fatias Qualitá
80g de Alho e cebolas picados Qualitá
500g de Farinha de milho flocão Qualitá
100g de Farinha de mandioca branca Qualitá
Óleo de soja Qualitá para refogar
Sal e pimenta à gosto

Como fazer: Depois de dessalgar a carne seca, corte em pedaços bem pequenos e cozinhe até que ela fique bem mole. Pode ser necessário cozinhar mais de uma vez em panela normal. Utilize uma panela de pressão para ganhar tempo! Enquanto isso, corte o bacon bem pequeno, frite bem e reserve. Na mesma panela, frite a carne seca recém cozida. Junte o alho e a cebola e vá adicionando as farinhas aos poucos, enquanto mistura. A textura desejada é bem soltinha. Acerte o sal e está pronta sua paçoca nordestina!

Paçoca de carne é acompanhamento perfeito para o almoço

Agora que você já sabe como preparar a paçoca nordestina, pode surpreender a família com um acompanhamento que substitui perfeitamente a farofa. Para fazer com que esse prato sobressaia ainda mais na sua mesa, prepare um arroz branco fresquinho, couve refogada e um purêzinho. É de comer rezando!

Paçoca de carne de sol: experimente também esta variação deliciosa do prato

A paçoca nordestina também pode ser preparada com a carne de sol, que é uma variação da carne seca que encontramos facilmente em todo o Brasil. A vantagem de preparar o prato com esse tipo de carne é a textura que ela apresenta. Como seu tempo de cura é menor, ela é mais macia e úmida. Vale a pena experimentar!