Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ovo podre ou fresco? Faça o teste do ovo e descubra se o alimento ainda serve para consumo
Meu Lar 11/02/2022

Ovo podre ou fresco? Faça o teste do ovo e descubra se o alimento ainda serve para consumo

Ovo cozido, frito, mexido, sauté… São muitas as opções de preparo desse alimento que, por ser nutritivo e versátil, pode fazer parte de várias refeições no dia a dia. Mas, para que as receitas fiquem realmente saborosas, o ovo deve estar bem fresquinho e ser incrementado com temperos e ingredientes de qualidade.

Você sabia, por exemplo, que dá para identificar um ovo podre de forma simples? Além de reparar no aspecto do alimento, você pode fazer o clássico teste do ovo na água e, assim, descobrir se ele está (ou não) bom para consumo. Confira as nossas dicas para não errar!

Como identificar ovo podre: fique atento à aparência do alimento pela casca

A primeira dica para descobrir se o ovo está estragado é conferir a sua aparência. O ovo podre, muitas vezes, fica com listras pretas que aparecem de leve na casca – o que já é um forte indício de que o alimento não está fresco.

Outra dica bastante útil é posicionar o ovo ao lado do ouvido e chacoalhar. Se você não identificar nenhum som, significa que o ovo está fresco. Mas, caso dê para ouvir algum som, é bem possível que o alimento esteja estragado. Isso porque, com o tempo, a clara e a gema começam a ressecar e encolher dentro da casca, de modo que a bolsa de ar fica maior dentro do ovo.

Uma vez que isso acontece, o conteúdo do ovo tem mais espaço para se mover ao ser chacoalhado, o que gera alguns ruídos que podem ser sutilmente percebidos. Resumindo: caso não haja ruído de um líquido se movendo dentro do ovo, significa que o alimento está bem fresco!

Faça o teste do ovo na água para confirmar

Para não ficar com nenhuma dúvida quanto ao estado do ovo, a principal dica é fazer o clássico teste na água, que funciona da seguinte forma: encha um copo ou bowl de água e coloque o ovo dentro. Aqui, algumas pessoas se perguntam se ovo estragado boia ou afunda, o que é bem fácil de responder:

Caso o ovo afunde completamente, de modo horizontal, significa que ele está bom. Se ficar levemente inclinado na água (apenas com uma das pontas encostando no fundo do copo, por exemplo), significa que ele não está tão fresco. Se boiar, o ovo com certeza está mais velho e, consequentemente, pode estar estragado.

Qual o verdadeiro aspecto do ovo fresco?

Levando em conta que ovo estragado faz mal e pode gerar uma intoxicação alimentar bem grave, é muito importante saber como identificar o aspecto de um ovo fresco. Depois de quebrá-lo, o ideal é que você perceba o cheiro (que não deve estar azedo) e também a consistência da gema e da clara.

Um ovo em bom estado, por exemplo, tem uma gema bem redonda e uma clara grossa, de aspecto gelatinoso brilhante e levemente acinzentado. Caso a clara esteja transparente demais, por exemplo, significa que o ovo não está tão fresco. Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho.

Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco. É só conferir se a clara não está com nenhuma manchinha preta, verde ou rosa (que indica a contaminação por bactérias) que não tem erro!

Obs.: Não vale a pena se ater à cor da gema, pois ela costuma variar de acordo com o tipo de ovo – se for vermelho, branco, de galinhas caipiras ou livres de gaiolas, por exemplo. A gema tende a apresentar cores que variam do amarelo claro ao laranja escuro.

Como tirar cheiro de ovo estragado do ambiente

Quebrou um ovo podre? Quando se trata de eliminar esse cheiro desagradável, a melhor dica é usar soluções com vinagre – produto bastante eficiente em anular o mau odor causado por substâncias alcalinas. Após quebrar o ovo estragado, jogue-o fora imediatamente (de preferência, em um saco separado fora da cozinha) e prepare uma solução de água, vinagre e detergente neutro. Espirre no local e passe um pano para limpar bem. Se desejar, finalize com um aromatizador bem perfumado para não sobrar nenhum resquício do cheiro de ovo podre.