Lavanderia

Os truques para tirar tinta da roupa sem danificar o tecido

Lavar a roupa manchada à mão e não torcer muito o tecido são dicas para evitar que a peça se desgaste
Lavar a roupa manchada à mão e não torcer muito o tecido são dicas para evitar que a peça se desgaste

Todo mundo eventualmente vai sofrer com manchas de tinta na roupa, possivelmente em diferentes momentos da vida e não há nada demais nisso. Até porque existem formas eficientes de remover a sujeira e restaurar as peças, sem precisar jogá-las fora por isso. Porém, nem todas as fórmulas de limpeza de manchas são indicadas, pois algumas danificam o tecido.

Atenção às roupas que não podem ser lavadas na máquina

Para começar, deve-se ter em mente que nem todo tipo de roupa deve ir à máquina de lavar. Peças delicadas, como as de renda e de seda, por exemplo, tendem a estragar dentro da máquina, então nesses casos é melhor fazer a lavagem e a remoção das manchas à mão. Para saber o que pode ou não ir na máquina, deve-se olhar a indicação que aparece na etiqueta de cada peça. Em alguns casos é possível usar o saco para lavar roupa, mas ainda assim o ideal é evitar.

Esfregar as manchas de tinta com força durante a limpeza danifica a roupa

Por mais que lavar as roupas à mão seja melhor para preservar as peças mais delicadas, é possível danificá-las dessa forma também, caso seja empregada uma força excessiva. Sabe quando você esfrega muito e parece que o tecido fica mais fino? Então, isso é muito comum de acontecer. Busque sempre manusear suas roupas de forma suave para que sua vida útil seja longa. Usar escovas de cerdas duras não é aconselhado pelo mesmo motivo. Prefira as de cerdas macias.

Torcer demais a roupa ao final da lavagem também prejudica o tecido

O mesmo cuidado com a força empregada deve ser levado em conta na hora de torcer as roupas. É claro que essa etapa é importante para facilitar o momento seguinte, que é a secagem, e tem roupas que acumulam muita água, então apenas uma torcidinha não será suficiente para remover o excesso. Mas mesmo assim é preciso fazer o movimento devagar, sem apertar demais, pois isso realmente compromete a qualidade do tecido, deixando-o mais fino e largo.

Cloro e água sanitária não são indicados para tirar tinta da roupa

Produtos de limpeza abrasivos, como cloro e água sanitária, também não devem ser usados para remover manchas de tinta de roupa, pois podem estragar o material, especialmente se utilizados de forma inadequada. Além disso, fazem mal para a pele, então sempre haverá risco ao manusear produtos com essas substâncias. O uso de luvas reduz o problema, mas ainda assim é melhor apostar em outras opções.

Produtos indicados para remover manchas de tinta da roupa

O mais indicado para remover manchas de tinta da roupa é o famoso tira manchas, já que não compromete a integridade do tecido. Já se rolou uma emergência e você não tem um casa, saiba que a misturinha vinagre e bicarbonato de sódio pode resolver o problema, ou ao menos evitar que ele piore enquanto você não coloca a roupa para lavar com o produto adequado.

Matérias: Lavanderia

Ver mais