Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os truques de como tirar teias de aranha do teto e das paredes com facilidade
Meu Lar 12/07/2021

Os truques de como tirar teias de aranha do teto e das paredes com facilidade

Encontrar uma teia de aranha dentro de casa não é nada agradável – afinal, elas deixam seu lar com aspecto mais sujo e empoeirado. Por isso, saber como tirar teias de aranha do teto e das paredes é essencial para que sua casa fique com a aparência limpa. Muitas pessoas acham que apenas passar um pano já é o suficiente, mas o problema é que, como esses bichinhos constroem suas teias bem no cantinho, apenas isso pode não ser suficiente. Além disso, não adianta tirar superficialmente e correr o risco de elas voltarem a aparecer. Para ter uma limpeza bem eficaz e profunda, siga essas dicas que separamos para você!

Aranhas costumam se alojar nos cantinhos dos tetos e das paredes

Os tetos e as paredes, principalmente nos cantinhos, são os locais preferidos das aranhas para montar suas teias – e são justamente as partes da casa que costumam receber menos atenção na hora da faxina, por aparentarem ser mais complicados de limpar. Um dos grande problemas é que muitas vezes nem reparamos que essas regiões estão sujas. Assim, só damos atenção de fato quando as teias começam a ficar bem perceptíveis. Mas a verdade é que a limpeza desses locais não é tão complicada como parece. Existem muitas maneiras de como tirar teias de aranha do teto e da parede de forma bem rápida e fácil.

Como tirar teias de aranha do teto e das paredes?

Se você quer saber como tirar teias de aranha do teto e das paredes, o primeiro passo é eliminar toda a poeira aparente. As teias de aranha costumam facilitar o acúmulo de poeira no local, o que é ruim para quem tem alergia ou problemas respiratórios. Para tirar a poeira, você pode passar uma vassoura – mas opte por uma de cerdas macias, que espalha menos sujeira, ok? Além disso, evite utilizar a mesma vassoura que é usada para varrer o chão. Ela pode acabar sujando mais o teto e as paredes – principalmente se eles forem de cor clara – dando ainda mais trabalho para limpar depois.

Outra opção é utilizar um mop para retirar pó ou até mesmo um rodo com pano. Eles são ótimos para limpar bem aqueles cantinhos difíceis. Para deixar o local completamente livre de poeira, você também pode passar um aspirador de pó. Ele é ideal para remover aquelas poeirinhas pequenas que às vezes a gente nem vê. Além disso, o aspirador consegue eliminar as teias de aranha por completo – já que as vassouras, dependendo do caso, podem apenas parti-las ao meio, sem eliminá-las totalmente.

Atente ao material das paredes e tetos para usar os produtos certos

Além de remover as teias e a poeira seguindo esses passos, é fundamental fazer uma manutenção para que as quinas das paredes e tetos não voltem a servir de casa para as aranhas. Por isso, não se esqueça deles na hora da faxina, ok? O ideal é utilizar panos e produtos de limpeza adequados para o tipo de material do revestimento em questão.

Os tetos e paredes de PVC, por exemplo, costumam desgastar e ficam amarelados rapidamente. Por isso, o ideal é evitar substâncias que aceleram esse processo. Uma mistura de água, vinagre de vinho branco e detergente ou um saponáceo cremoso são as melhores opções. Basta molhar um pano em alguma dessas soluções, colocar no rodo e limpar.

Já em tetos de gesso, qualquer produto líquido deve ser evitado, pois a umidade tende a danificar a estrutura com o passar do tempo. Por isso, apenas um pano seco ou levemente úmido já é o suficiente. No caso da madeira, que sempre precisa de produtos bem específicos para não estragar, aposte no pano seco ou com um pouquinho de vinagre ou detergente. Mas lembre-se de torcer bem o pano, pois se ele estiver muito encharcado vai deixar a madeira molhada, o que pode danificá-la e manchá-la com mais facilidade.

Móveis e quadros podem esconder teias de aranha nas paredes de casa

Muitas vezes não percebemos as teias de aranha nos cantinhos da casa por causa dos móveis que podem escondê-las. Por isso, sempre faça questão de afastar a mobília para limpar – principalmente aquelas que ficam bem próximas à parede, como racks de TV, sofás e camas, que são os locais preferidos das aranhas. Não se esqueça também dos quadros e espelhos de parede! Esses itens de decoração muitas vezes são esquecidos na limpeza, mas também podem acumular bastante poeira e teias com o tempo. O ideal é usar sempre um pano ou flanela úmidos e até mesmo um pouco de detergente neutro para higienizar os locais.