Lavanderia

Os truques de como lavar moletom na máquina de lavar ou no tanque

Na hora de aprender como lavar moletom é importante evitar o uso de água quente e produtos à base de cloro
Na hora de aprender como lavar moletom é importante evitar o uso de água quente e produtos à base de cloro

Pegar os truques de como lavar moletom na máquina de lavar ou no tanque é superimportante, principalmente se você vai sair da casa dos pais em breve. Algumas peças de roupa requerem maior cuidado no processo de lavagem e se você já ouviu falar que moletom encolhe depois de lavar, saiba que todo cuidado é pouco! Veja agora as dicas que separamos para tornar esse processo mais fácil e não cometer erros.

Como lavar moletom na máquina de lavar

1. Descubra se o tipo de tecido de moletom pode ser lavado na máquina

Antes de iniciar a lavagem na máquina, é crucial que você veja na etiqueta da roupa se ela pode ser lavada no eletrodoméstico. Algumas peças possuem tecidos que podem ser danificados com facilidade, como a lã. Nesses casos, o melhor é lavar a roupa à mão.

Porém, se o seu moletom for de algodão, você pode colocá-lo na máquina sem medo (apenas tenha atenção às instruções de lavagem para peças 100% algodão). O ideal é não lavar a peça com água quente para que não encolha e também evitar o uso de produtos com cloro.

2. Caso a peça tenha zíper, feche-o e vire a roupa do avesso

Lavar o moletom de zíper junto com outras roupas pode danificar as fibras dessas peças durante a lavagem. Então, lembre-se de fechar o zíper e, de preferência, também vire a roupa do avesso. Assim, as chances de aparecerem bolinhas no tecido são menores.

3. Separe a roupa suja por cor para evitar manchas na peça

Separar as roupas por cores é uma dica de ouro e ajuda a manter a vida útil das peças. Se você tem um moletom branco, lave-o apenas com peças brancas para evitar manchas irreversíveis no tecido. O mesmo se aplica caso ele solte muita tinta: lave-o separadamente para prevenir danos em outras roupas.

4. Deixe o moletom secar naturalmente em local arejado

Após a lavagem ser concluída, pendure o moletom em um local que seja bem arejado e, de preferência, iluminado. Assim, a peça vai secar naturalmente. Caso não tenha área de serviço ou quintal, busque alternativas para colocar a roupa para secar, como um varal de chão que pode ser facilmente transportado.

Como lavar moletom à mão

1. Lave a peça separadamente em uma bacia

Por ser uma peça mais pesada, o ideal é lavar o moletom sozinho em uma bacia. A quantidade de água na bacia deve cobrir a roupa por completo. Você também pode usar o tanque com eficiência para essa etapa.

2. Use sabão neutro e esfregue o moletom

Depois de molhar a roupa completamente, passe sabão neutro em todas as partes da peça. Em seguida, esfregue bem o moletom para remover todos os resíduos de sujeira, principalmente na região da axila.

3. Enxágue até retirar todo o sabão

É necessário remover todo o sabão do moletom. Você pode deixar a roupa embaixo da torneira ou enxaguar diretamente na bacia até retirar o sabão completamente.

4. Aperte o moletom para se livrar da água e deixe-o secar naturalmente

Pode ser mais difícil se livrar do excesso de água devido à espessura do tecido. Então, o indicado é pressionar o moletom contra uma superfície plana até que o sabão e a água tenham sido removidos completamente. Isso ajuda a não esgarçar a roupa durante a torção. Por fim, pendure o moletom em um varal e deixe-o secar naturalmente em local arejado.

Matérias: Lavanderia

Ver mais