Alimentação

Os tipos de mostarda e as melhores formas de usar o condimento na cozinha

Dentre os principais tipos de mostarda, a amarela e a Dijon estão entre os mais famosos
Dentre os principais tipos de mostarda, a amarela e a Dijon estão entre os mais famosos

Muito usada para incrementar molhos, saladas e sanduíches, a mostarda é um condimento que pode ter diferentes utilidades na cozinha. A maioria das pessoas costuma usar o molho de mostarda - mas, o que muita gente não sabe é que esse ingrediente, na verdade, é uma planta que pode ser usada de diversas formas. Para que você conheça melhor os tipos de mostarda e saiba usá-los na cozinha, nós preparamos uma matéria esclarecendo alguns pontos importantes sobre o condimento. Confira!

Por que existem diferentes tipos de mostarda?

Você sabia que existem cerca de quarenta variedades de plantas de mostarda? Por esse motivo, é possível encontrar diferentes versões de pastas (como mostarda amarela ou escura), que são produzidas a partir dos diferentes tipos de folhas e sementes. Cada mostarda tem um sabor específico e pode ter utilidades distintas na cozinha. Embora valha a pena experimentar cada uma delas, nós separamos as principais e mais encontradas em mercados para você variar no preparo dos pratos. Dá uma olhada!

Mostarda amarela é ótima para incrementar sanduíches, carnes e molhos

Esse condimento é um dos mais utilizados na culinária brasileira - é ótimo para incrementar sanduíches (como hambúrguer e cachorro-quente), preparar strogonoff, receitas de frangos, carnes vermelhas e molhos no dia a dia. A pasta de mostarda amarela tem um sabor mais suave, discreto e é feita a partir das sementes da mostarda branca (um tipo de planta originária do norte da África). Ela também possui cúrcuma em sua composição e, por isso, tem uma coloração amarela tão forte.

Mostarda de Dijon é indicada para temperar saladas e receitas de molhos

Originária da região de Dijon, na França, a mostarda de Dijon é um condimento suave (apesar de ter um sabor mais forte que a amarela) e é muito indicado para temperar saladas e preparar molhos. Ela é preparada a partir das sementes da mostarda castanha (ou mostarda-oriental), que é uma planta originária da Ásia. Vale destacar, na verdade, que existem diferentes versões da mostarda de Dijon - no entanto, a mais comum tem uma coloração amarelo-clara e é feita com estragão (planta que tem um sabor doce e levemente adocicado). Vale a pena experimentar essa mostarda em diferentes receitas!

Mostarda escura combina com salsichas e carnes

Muito usada na culinária europeia (principalmente na alemã), a mostarda escura tem um sabor mais forte e combina superbem com salsichas e carnes, sendo ótima para rechear sanduíches. Ela é feita a partir dos grãos da mostarda preta, uma planta originária da Índia, e tem uma coloração marrom. Vale destacar que, apesar de ser usada principalmente em pratos europeus, a mostarda escura também combina com outras receitas - serve para incrementar molhos caseiros, temperar carnes e saladas. Basta usar a criatividade!

Matérias: Alimentação

Ver mais