Lavanderia

Os tipos de ferro de passar roupa e como escolher o melhor modelo para a sua casa

O ferro a vapor demanda muito menos esforço para passar a roupa, mas gasta mais energia
O ferro a vapor demanda muito menos esforço para passar a roupa, mas gasta mais energia

Passar roupas é uma tarefa doméstica rotineira e, para ser bem sucedida, é ideal escolher um bom ferro. Manter as peças sempre bem retinhas pode se tornar uma tragédia se você não usar o ferro de passar correto, e principalmente, da forma certa. A questão é que cada um possui suas especificidades, assim como vantagens e desvantagens. Para escolher certo e não errar na hora de comprar ferro, confira nossas dicas sobre cada um e decida qual é o ideal para você!

Ferro a seco é mais prático e econômico

O ferro a seco é o mais popular nas casas brasileiras e também é o mais em conta, sendo muito econômico. Ele pode ser de vários tipos - teflon, cerâmica ou turmalina -, que se adaptam melhor às roupas. Também não precisa colocar água no aparelho para passar.

As desvantagens são que o ferro a seco gasta mais energia e passa roupas com dificuldade, sendo imprescindível utilizar um líquido. Nossa dica é usar passa fácil, especialmente para roupas de tecidos mais grossos e pesados, como o jeans.

Ferro a vapor traz agilidade e praticidade

Já o ferro a vapor demanda muito menos esforço para passar a roupa, deslizando com facilidade e passando até os tecidos mais grossos. A maioria dos ferros de viagem é a vapor, justamente pela economia de tempo. Ele também desamassa mais fácil roupas difíceis, como as de linho por exemplo, fáceis de amarrotar. Além disso, tem a vantagem de consumir menos energia.

A desvantagem é que ele precisa ser constantemente abastecido com água, sem a qual não funciona. Ele também costuma pesar mais quando carregado de água, exigindo maior destreza e habilidade de quem usa para não causar acidentes e acabar queimando a roupa.

Usar passa fácil agiliza a tarefa

Seja o seu ferro à seco ou à vapor, uma boa dica para passar suas roupas com muito mais facilidade e rapidez é usar um produto passa fácil, que umedece a roupa deixando-a mais maleável para receber o ferro, desliza mais fácil e diminui o risco de queimar a peça. Para finalizar, ele ainda deixa aquele cheirinho gostoso nas roupas.

Matérias: Lavanderia

Ver mais