Alimentação

Os melhores peixes para churrasco e como prepará-los

Salmão na grelha com limão e ervas é uma receita dos deuses
Salmão na grelha com limão e ervas é uma receita dos deuses

Quando se fala em churrasco, a gente logo pensa em picanha, alcatra, costela, linguiça e pão de alho - aquelas comidinhas que são realmente de dar água na boca! Mas você sabia que alguns peixes também ficam deliciosos na brasa? Basta temperar do jeitinho certo que não tem erro! Para te ajudar nesse quesito, nós listamos os principais peixes que são indicados para churrasco. Dá uma olhada!

Salmão pode ser preparado com limão e cheiro-verde

O salmão é um dos peixes mais indicados quando se trata de churrasco! Além de altamente nutritivo e versátil, ele é bem fácil de preparar e fica delicioso com os temperinhos certos. Antes de colocar o filé na brasa, uma boa dica é deixar o peixe marinando por bastante tempo. Para isso, em um prato misture suco de limão, pimenta, cheiro-verde (salsinha e cebolinha), um pouco de sal, azeite e, então, deixe o salmão ali por algumas horas. Depois, é só enrolar o peixe em um pedaço de papel alumínio e colocar para grelhar em fogo brando. Vai ficar uma delícia!

Dourado-do-mar tem sabor suave e, quando preparado na grelha, fica com uma ótima textura

Outro peixe que faz bastante sucesso no churrasco é o dourado-do-mar. Ele tem uma carne bem macia, consegue pegar bem o tempero e fica com uma textura ótima na brasa. Para preparar, o primeiro passo é abrir o peixe ao meio e, então, aplicar os temperos que preferir: coloque limão, manjericão, salsinha, sal grosso, um pouco de pimenta e as ervas que preferir. Deixe marinando por algumas horas, enrole no papel alumínio e leve para a brasa. Você não vai querer comer outra coisa!

Sardinha com alho e limão também fica uma delícia

Nessa lista de peixes indicados para churrasco, a sardinha é outro que não pode faltar. Você só precisa recorrer aos ingredientes certos para que o resultado fique saboroso: tempere a sardinha com bastante limão, alho, pimenta-do-reino e, então, é só colocar na churrasqueira. O contato com as chamas dá um sabor especial ao peixe, então fica a dica!

Peixe-espada com mel e mostarda na brasa é uma receita dos deuses

Você também pode preparar peixe-espada na brasa com um molhinho especial. Assim como o dourado, esse peixe fica com uma boa textura e é bem fácil de preparar na grelha. Para temperar, faça uma marinada com mel, mostarda, sal, pimenta-do-reino e um pouco de azeite. Deixe o peixe submerso nos temperos e, depois, é só colocar na churrasqueira. Essa receita também fica dos deuses!

Atum em postas pode ser grelhado com limão, alho e alecrim

O atum é outro peixe que faz bastante sucesso e fica uma delícia no churrasco. A nossa sugestão é prepará-lo em postas com temperos específicos: coloque um pouco de limão, alho para dar mais sabor, alecrim, sal e pimenta a gosto e prontinho! Depois, coloque o peixe para assar na brasa e espere até que ele fique mais torradinho.

Obs.: O ideal é que todos os peixes sejam grelhados em fogo baixo para que a carne não fique muito dura ou torrada. Além disso, você pode preparar os acompanhamentos clássicos de churrasco: arroz, farofa, maionese e vinagrete. Não tem como não fazer sucesso!

Matérias: Alimentação

Ver mais