Fun

Os 10 mandamentos dos donos de casa

Lembre-se dos 10 mandamentos dos donos de casa para nunca deixar a sua suja ou bagunçada
Lembre-se dos 10 mandamentos dos donos de casa para nunca deixar a sua suja ou bagunçada

Administrar uma casa não é nada fácil, né? São muitas tarefas para fazer todos os dias: lavar roupas, louças, limpar pisos, organizar roupas, brinquedos, papeladas e por aí vai. Mas se você quer ser um dono de casa de sucesso, tem que encarar tudo isso com elegância. Para te guiar nessa missão, nós criamos os "10 mandamentos do dono de casa". Tente segui-los religiosamente, ok?

1. Cuidarás da casa acima de (quase) todas as coisas

Cuidar da nossa casa devia ser uma das nossas prioridades - afinal, ela é um dos bens mais preciosos que temos e onde passamos grande parte do tempo. Por isso, é muito importante destinar um tempinho diário para organizar, limpar, regar as plantas e demonstrar cuidado com tudo que há nela.

2. Não procrastinarás

A única coisa que você quer é deitar no sofá, botar os pés para cima, ligar a televisão e curtir um tempinho de total procrastinação. Essa ideia é muito tentadora, né? Mas quando você tem uma casa inteira para lavar e arrumar, não adianta ficar procrastinando. A louça não vai ser lavada sozinha, meu bem - então levanta desse sofá e vai cumprir suas tarefas!

3. Não esquecerás as luzes acesas

Um bom dono de casa nunca se esquece de desligar as luzes dos cômodos antes de sair de casa. Essa é uma das regras mais básicas e que também garante uma boa economia na conta de luz. O ideal é que você também desligue todos os aparelhos (como ventiladores) sempre que sair do cômodo. Decorou?

4. Não temerás a panela de pressão

Chegou a hora de enfrentar o seu medo e se dar conta de que, na verdade, a panela de pressão não é nenhum bicho papão. Muito pelo contrário: ela facilita muito a vida na hora de cozinhar feijão, carnes, sopas e diversos outros alimentos. Então nada de passar o resto da vida fugindo dela, ok?

5. Lavarás a louça suja

Não adianta ficar empilhando pratos, copos, panelas e talheres sujos dentro da pia. Uma hora você vai ter que lavar tudo isso e, para quem não quer ficar horas de frente para a pia, o ideal é encarar a missão de lavar a louça o quanto antes (lembre-se do segundo mandamento, hein!).

6. Não cobiçarás a comida do vizinho

Sabe quando você sente aquele cheirinho de tempero vindo de fora de casa? Dá até vontade de bater na porta do vizinho e se convidar para o almoço (quem nunca?). Mas agora que você é um dono de casa, plenamente capaz de preparar a própria refeição, nada de cobiçar a comida do vizinho! Tenha confiança nos seus dotes culinários e saiba que a sua comida pode ser tão boa quanto a dos outros.

7. Não desperdiçarás água

Nada de escovar os dentes com a torneira ligada ou ficar debaixo do chuveiro durante horas, ok? Um dos mandamentos mais importantes é, justamente, evitar o desperdício de água - e isso pode ser feito através de pequenas atitudes no dia a dia. O meio ambiente agradece e o seu bolso também!

8. Organizarás a casa

Não tem como ser dono de casa e não se preocupar, mesmo que minimamente, com a organização dos cômodos e objetos. Para que o seu lar seja acolhedor e confortável, é fundamental que você separe um tempinho para arrumar os armários, gavetas, a cama e deixar tudo em ordem.

9. Não perderás as tampas dos potes

Você está montando a marmita do dia seguinte e, de repente, se dá conta de que nenhuma tampa se encaixa naquele pote. Você sai revirando o armário inteiro na busca da tampa certa... Afinal, não tem como ela ter sumido da casa num simples passe de mágica, né?

Até hoje, a ciência não sabe como explicar o fenômeno do "sumiço das tampas". Mas enquanto ninguém desvenda esse mistério, é só seguir o mandamento: guarde os potes e as tampas SEMPRE juntos. Assim, você não corre o risco de perder nenhum dos dois!

10. Não ignorarás os boletos

Chega de fingir que os boletos não existem. Eles estão ali para serem pagos e, infelizmente, essa responsabilidade é sua. Um bom dono de casa fica atento às datas de vencimento e paga todas as continhas em dia. A gente promete que dói menos do que parece!

Matérias: Fun

Ver mais