Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Organização de fotografias: as dicas para não deixar as fotos impressas esquecidas na gaveta
Meu Lar 06/06/2019

Organização de fotografias: as dicas para não deixar as fotos impressas esquecidas na gaveta

Guardar fotos impressas em álbuns e gavetas é uma tradição de longa data, né? Tem gente que ama olhar fotografias antigas (imagens de toda a família e amigos reunidos) para revisitar momentos especiais. E realmente é um hábito bem gostoso e nostálgico, né? O problema é que, quando não são organizadas da forma certa, as fotografias geram uma bagunça muito grande – podem acumular poeira, zonear o espaço e até desbotar com o tempo. Então, para que as fotos não fiquem esquecidas ou mal cuidadas, nós separamos algumas dicas de organização. Descubra já qual é a melhor maneira de guardá-las!

Comece organizando as fotos por data e defina uma ordem para guardá-las

A primeira coisa que você precisa fazer é separar as fotos seguindo as datas e estabelecendo possíveis temas (separe as fotografias de algum aniversário ou de alguma viagem, por exemplo). Caso as fotos estejam empoeiradas, você também pode passar um paninho seco em cada uma para que fiquem bem limpas. Uma boa dica para facilitar esse processo é espalhar todas as fotografias em cima de uma mesa – assim, você consegue visualizar melhor e separar uma por uma.

Que tal usar caixas de arquivos para organizar e separar as fotos?

Uma boa forma de guardar fotografias sem ocupar muito espaço é usar caixas de arquivos. Elas são semelhantes às pastas de escritório (que vêm com divisórias para separar os papéis por categorias). Usando esse tipo de caixa, fica mais fácil dividir as fotos por cronologia ou temas. Além disso, essas caixas protegem bem o conteúdo contra poeiras e umidade. Ou seja, suas fotos ficam mais bem conservadas e fáceis de acessar.

Você também pode montar álbuns e guardá-los em caixas

Muita gente gosta de montar álbuns específicos para homenagear momentos especiais da vida – fotolivros sobre a gravidez, o nascimento do filho, de formaturas de escola ou faculdade, de alguma viagem marcante e por aí vai. Neste caso, uma boa dica é recorrer aos álbuns plastificados, que conseguem conservar melhor as fotos.

Obs.: Que tal etiquetar os álbuns para diferenciá-los melhor? Para isso, use etiquetas coloridas com frases padronizadas – “Viagem à Bahia”, “Formatura da escola”, “Casamento” etc.

Após montar os álbuns de fotografia, será necessário guardá-los em algum local limpo e seguro. Para isso, o mais indicado é recorrer novamente às caixas organizadoras (que podem ser feitas de plástico, madeira, metal, tecido ou papelão – é só escolher a sua!). O ideal é optar por um modelo grande, onde caiba todos os álbuns empilhados ou arrumados lado a lado. Coloque uma etiqueta na caixa para identificar o conteúdo e prontinho!

Obs.: Defina um lugar específico da casa para guardar as caixas – pode ser em uma prateleira do escritório ou do quarto, por exemplo. O importante é deixá-las sempre guardadas nesse espaço definido para que, quando você queira olhar novamente as fotografias, elas estejam mais acessíveis e organizadas.

Selecione as melhores fotos para colocar em porta-retratos

Uma casa decorada com porta-retratos fica muito mais bonita e cheia de vida, né? E para que você não esqueça os registros das viagens e momentos especiais, tente selecionar as melhores fotos para decorar as prateleiras, estantes e mesas. Outra dica interessante é deixar os álbuns arrumados e organizados por ordem em uma estante (que nem livros comuns) – assim, ninguém vai esquecer de folhear as fotografias de vez em quando.