Lavanderia

O tutorial de como tirar cola quente de tecido sem danificar as suas fibras

Após amolecer a cola, lavar a roupa com sabão neutro e água morna é a maneira ideal de se tirar cola quente do tecido
Após amolecer a cola, lavar a roupa com sabão neutro e água morna é a maneira ideal de se tirar cola quente do tecido

O tutorial de como tirar cola quente de tecido está pronto para você! Mesmo com a organização dos materiais de artesanato, não é incomum derrubar tintas, colas ou outros materiais na própria roupa. Mesmo com o máximo de cuidado, nem sempre é possível evitar pequenos acidentes. Apesar desse tipo de coisa ser bem comum, o momento de lavagem das peças não costuma ser fácil, não é? Por isso, montamos uma lista de dicas para tirar cola quente de tecido sem danificar o material nem te dar dor de cabeça!

Use secador de cabelo ou ferro de passar roupa para tirar cola quente de tecido

Remover os resíduos pode ser bem difícil com os métodos errados quando lidamos com cola grudada em tecido. No caso, apenas lavar a roupa pode não ser o suficiente para retirar completamente os resquícios da peça. O que tira cola quente de roupa, afinal? O mais indicado é utilizar ferramentas que produzam calor, como secador de cabelo ou ferro de passar roupa! Veja o passo a passo em cada caso:

Como tirar cola quente de tecido com secador de cabelo

1. Utilize o secador para aquecer a cola

Direcione o vento quente do secador para a região onde a cola está. O calor produzido pelo instrumento vai fazer com que a cola amoleça aos poucos e, consequentemente, torne mais fácil o processo de tirar o material da peça.

2. Depois de amolecida, remova a cola com um pano limpo ou espátula

Quando notar que a cola está bem mole e maleável, use um pano limpo para retirar o resíduo do tecido. O processo é grudento mesmo, então varie os lados do tecido para remover a cola da roupa. Se preferir, você pode utilizar uma espátula ou colher para raspar a cola da peça.

3. Lave a roupa com água quente para retirar completamente os resíduos

O último passo é lavar o tecido. Caso você perceba que ainda restou alguma parte da cola na roupa, use água quente para lavar a peça e manter a cola mole. Então, é só adicionar sabão e esfregar bem, mas com cuidado, para se livrar da goma. Por fim, enxágue e deixe o tecido secar completamente. Atente-se para o tipo de tecido da peça e lave conforme o indicado.

Como tirar cola quente de tecido com ferro de passar roupa

1. Cubra a roupa com uma toalha branca na altura da cola

A ideia de amolecer a cola com calor se aplica para o ferro de passar também. Porém, o instrumento não pode entrar em contato direto com a cola para não ser danificado. Nesse caso, cubra o tecido com uma toalha branca na região onde está a cola.

2. Aqueça a cola com o calor produzido pelo ferro por cima da toalha

Ligue o ferro e deixe que aqueça por alguns minutos. Em seguida, passe o instrumento quente por cima da toalha e, consequentemente, da cola, até que o material amoleça bastante. Lembre-se de adequar a temperatura para o tipo de tecido com o qual você está lidando de acordo com a etiqueta!

3. Aguarde até a cola dissolver e ser transferida para a toalha

Você deve usar a própria toalha para auxiliar na remoção do resíduo do tecido. Conforme a cola for aquecida, ela vai amolecer e se desprender da roupa. A transferência para a toalha vai acontecendo naturalmente, mas caso sobre algum resquício do material na peça, esfregue um pouco com outra parte do tecido para retirar tudo.

4. Lave a roupa com água quente para finalizar a limpeza

Por fim, lave a peça com água quente para finalizar a remoção da cola e a limpeza completa do tecido. Use sabão neutro para esfregar, enxague bem e deixe secar naturalmente. Também lembre de limpar o ferro de passar roupa depois.

Matérias: Lavanderia

Ver mais