Lavanderia

O tutorial de como separar roupas para lavar

A lavagem de roupa precisa ser organizada e separada por categorias, como por cor, tipo de tecido e sensibilidade das peças
A lavagem de roupa precisa ser organizada e separada por categorias, como por cor, tipo de tecido e sensibilidade das peças

Se você gosta de manter o estilo quando vai encontrar com os amigos, é mais do que importante saber como separar roupas para lavar. Todo cuidado é pouco na hora de higienizar as peças, porque cada tecido possui instruções próprias de lavagem. Por mais simples que possa ser, lavar roupa é uma tarefa que exige certa atenção e organização apesar de existirem diversos truques que facilitam o processo. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com dicas bem práticas de como separar as roupas para lavar e evitar danos nas peças. Dá uma olhada no tutorial!

1. Organizar as peças por cores é o primeiro passo para saber como separar roupas para lavar

Essa dica é clássica e certamente uma das mais cruciais! Ao lavarmos roupas de cores diferentes de uma só vez, existem enormes possibilidades de parte das peças saírem manchadas. É possível aprender como tirar mancha de roupa colorida, mas nem todas elas podem ser removidas com facilidade. Dividir os itens por cor é uma dica de ouro, principalmente para roupas brancas.

A sugestão é separar as roupas em basicamente dois grupos: o de roupas brancas e o de roupas coloridas. Se você quiser evitar o surgimento de bolinhas em roupas pretas durante a lavagem na máquina de lavar, crie um terceiro grupo somente com peças escuras. Funciona muito bem!

Atenção! Mesmo na categoria de peças com cor, pode ser necessário dividi-las por tom para evitar que a roupa solte tinta. Logo, as de tonalidade mais forte, como vermelho, azul e roxo, devem ser lavadas separadamente das mais claras, como bege, rosa e amarelo. Assim, a tintura liberada durante a lavagem das peças coloridas não vai manchar nem estragar as camisas brancas ou mais claras!

2. Dividir os itens por tipo de tecido e sensibilidade das peças previne estragos na lavagem de roupa

A diferença de um tecido para o outro pode ser um problema na hora de lavar roupa. Isso porque o atrito entre as peças costuma provocar estragos, como o surgimento de pequenos fiapos e também o desgaste da elasticidade e durabilidade do material. Então, é fundamental saber qual a forma certa de lavar cada tecido.

É sempre bom manter as roupas íntimas e os jeans separados durante a lavagem. Por terem ritmos de lavagem e espessuras diferentes, as peças mais pesadas podem até rasgar as mais sensíveis, principalmente se forem rendadas ou de cetim. Aquela toalha áspera deve fazer parte da categoria de cama e banho também devem ser lavadas separadamente.

No caso de moletons lavados na máquina juntos com as roupas do cotidiano, por exemplo, é sempre indicado fechar o zíper e virar a peça do avesso. Essa ação ajuda a prevenir quaisquer danos causados pelas cerdas nos outros itens.

3. Separar roupas para lavar de acordo com o produto a ser utilizado evita danos nos tecidos

Alguns alvejantes e outros lava roupas possuem uma elevada concentração de cloro, o que pode danificar as peças, principalmente no caso de itens coloridos. Há também o exemplo da lã, que não pode ser lavada com produtos alcalinos, como o sabão em pó, pois ele provoca o encolhimento do material.

O sabão líquido é a melhor opção para lavar roupas na máquina, pois gera menos atrito com as peças e, consequentemente, menos danos. Sendo assim, certifique-se de escolher produtos adequados para cada tipo de lavagem de roupa!

Matérias: Lavanderia

Ver mais