Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 18/11/2020

O que tem no tempero chimichurri? A receita definitiva desse molho para carnes

Muito usado para temperar carnes vermelhas e frangos, o chimichurri é basicamente um molho feito com diferentes ervas e especiarias (como salsinha, orégano, pimenta, vinagre e azeite). Esse tipo de tempero é muito comum na Argentina e no Uruguai – geralmente usado para incrementar carnes de churrasco. Quer aprender a fazer um molho chimichurri bem saboroso? Aqui, nós separamos uma receita simples feita com os melhores ingredientes. Confira!

Como fazer molho chimichurri?

Antes de tudo, é importante destacar que existem diferentes versões de tempero chimichurri – que variam, basicamente, quanto a variedade de ervas e os tipos de pimentas utilizados. No entanto, existem três ingredientes que não podem faltar na confecção do molho: salsinha, alho e pimenta calabresa ou dedo-de-moça. Dá uma olhada na nossa receita:

Você vai precisar de: 1 maço de salsinha, ½ xícara de orégano, 7 dentes de alho, ½ xícara de água, 1 colher de sobremesa de sal, ½ xícara de azeite, 4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 2 colheres de sopa de pimenta calabresa.

Para preparar, comece picando bem o alho e a salsinha e reserve. Em um recipiente, misture o azeite, a água, o vinagre, a pimenta calabresa e o sal. Em seguida, acrescente o orégano e misture mais um pouco. Para finalizar, basta acrescentar a salsinha e o alho e misturar. Deixe o molho na geladeira por 24 horas e prontinho! Quanto mais tempo ele ficar descansando, mais saboroso será o resultado.

Obs.: É importante destacar que é possível fazer alterações na receita de chimichurri de acordo com o gosto de cada um. Em vez de usar a pimenta calabresa, por exemplo, você pode utilizar 2 pimentas dedo-de-moça picadas. Também é possível tirar o orégano da receita e apostar em outras ervas e temperos, como cebolinha e até um pouco de sumo de limão. Vai de acordo com o gosto de cada um!

De que forma usar o chimichurri no dia a dia?

O molho chimichurri é um tipo de tempero muito indicado para incrementar receitas de carnes e saladas, pois acrescenta mais sabor e picância aos pratos. Outra sugestão interessante é usá-lo na hora de marinar frangos, carnes vermelhas e até mesmo peixes. Nesse caso, basta aplicar o tempero e deixar atuando por uns 30 minutos. Em seguida, prepare a carne da forma que preferir e, então, é só servir!

Veja mais