Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que são produtos corrosivos e como eles se diferenciam dos abrasivos
Meu Lar 25/05/2021

O que são produtos corrosivos e como eles se diferenciam dos abrasivos

A escolha dos produtos na hora da limpeza é muito importante: é preciso saber o básico da sua composição, principalmente se você pretende usar mais de um durante a faxina. Afinal, alguns deles nunca devem se misturar, já determinadas combinações podem se provar tóxicas. Essas informações são importantes para saber como usar as substâncias certas em cada lugar da casa. Muito se fala, por exemplo, sobre os produtos corrosivos e abrasivos. Mas você sabe a diferença entre eles? Essa classificação faz toda a diferença na hora de armazenar cada item para evitar acidentes. Veja abaixo o que descobrimos sobre as peculiaridades de cada um!

Afinal, o que são produtos corrosivos?

Apesar de estarem disponíveis para venda em muitos supermercados, a maioria dos produtos corrosivos possui a venda restrita para uso profissional ou empresas especializadas. Esses itens devem ser embalados em recipientes rígidos, contendo tampa à prova de abertura de crianças. Além disso, eles contam com frases de advertências e precauções em decorrência da corrosividade e da presença de possíveis agentes tóxicos à pele.

Para entender melhor o que é produto corrosivo, podemos destacar os limites máximos de concentração que são determinados em função do pH, que indica o nível de acidez ou alcalinidade. Quando o produto possui pH igual ou abaixo de 2, ele é considerado fortemente ácido. Esse é justamente o caso dos produtos corrosivos.

O efeito de um produto corrosivo na pele é de queimaduras químicas e corrosão. Por conta disso, a embalagem desses itens devem possuir indicação tátil de perigo para deficientes visuais. Mas qual é o uso no dia a dia dos produtos corrosivos? Exemplos populares podem ser observados na soda cáustica em escamas, que costuma ser usada para desentupir pias, ralos e tubulações.

Produtos abrasivos têm pH neutro

Os produtos abrasivos são aqueles de pH neutro (próximo a 7). Eles podem ser usados muitas vezes para fazer aquela limpeza mais completa na casa. Apesar de não provocarem queimaduras no contato com a pele, alguns deles podem ser bem fortes. Por isso, é sempre importante o uso de luvas e materiais adequados na hora da faxina, para não prejudicar a pele. Além disso, muitos deles não podem ser misturados e, se usados indevidamente, podem liberar gases tóxicos. Por isso, confira sempre as instruções das embalagens para evitar problemas.

Os exemplos de produtos abrasivos mais comuns no nosso dia a dia são água sanitária, saponáceo e os alvejantes. Eles são muito eficazes na hora de deixar tudo limpinho e higienizado, mas podem conter contraindicações para certas superfícies da nossa casa. Nos rótulos, existem informações que sinalizam onde eles devem ser usados.

Veja mais