Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que não pode ser reciclado? Saiba quais materiais precisam ir direto pro lixo
Meu Lar 16/03/2020

O que não pode ser reciclado? Saiba quais materiais precisam ir direto pro lixo

Você já ouviu falar na lógica dos três R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)? Eles propõem um estilo de vida mais ecológico, com atitudes que visam diminuir o impacto negativo no meio ambiente. Interessante, né? No entanto, apesar de existirem vários produtos (como garrafas pet, latas de alumínio e potes de vidro) que podem ser reciclados, também existem itens que precisam ir direto para o lixo. Aqui, nós fizemos uma lista de materiais não recicláveis que você precisa descartar de forma correta. Confira!

Papel toalha

Sabe o papel toalha que usamos para secar e limpar utensílios de cozinha? Ele é muito útil no dia a dia, no entanto, ao contrário do que parece, ele não é tão fácil de reciclar quanto outros papéis. Isso porque ele é feito à base de celulose e, como a água não consegue entrar bem nas fibras do material, a reciclagem acaba sendo mais complicada. Além disso, esse papel costuma vir engordurado ou com restos de alimentos, o que também dificulta o processo de reciclagem. Por isso, o ideal é sempre descartar esses papéis direto no lixo comum!

Papel higiênico

Assim como o papel toalha, o papel higiênico é mais difícil de reciclar (também é composto por celulose) e, por vir com sujeiras, deve ser descartado diretamente no lixo. Ou seja, ele não deve passar pelo processo comum de reciclagem. A nossa sugestão é sempre jogar papel higiênico diretamente no lixo!

Fotografias

Você sabia que fotografias também não são recicladas? Isso porque, quando uma imagem é revelada, o papel passa por transformações químicas. Para quem não sabe, fotografias e negativos (filmes fotográficos) contêm cristais de prata em sua composição, o que impossibilita o processo de reciclagem. Por isso, é necessário que você descarte esse tipo de lixo de forma separada – nunca junto com outros materiais para reciclagem.

Adesivos e etiquetas adesivas

Etiquetas adesivas (como as usadas em produtos de supermercado) e adesivos de uma forma geral também não são reciclados. Isso porque eles são feitos de fibras não recicláveis (mais difíceis de serem quebradas). Por isso, uma boa dica é remover etiquetas adesivas antes de descartar produtos recicláveis (como potes de iogurte, geleia e requeijão). Caso os adesivos passem pelo processo de reciclagem junto com as embalagens, eles não serão eliminados completamente e, por isso, podem acabar contaminando o material recém-reciclado.

Fraldas ou absorventes descartáveis

Para quem não sabe, fraldas e absorventes descartáveis também não devem ser enviados para a reciclagem. Eles possuem fibras difíceis de serem quebradas e não podem ser reutilizados. Ou seja, basta fazer o descarte desses itens no lixo comum.

Lembre-se de descartar eletrônicos separadamente

Muitas pessoas já sabem, mas não custa lembrar: lixos eletrônicos (pilhas, baterias, celulares e computadores), termômetros e lâmpadas fluorescentes devem ser descartados em um lixo separado, pois são tóxicos para o meio ambiente. Esses itens são encaminhados para um aterro sanitário específico para o devido tratamento.