Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que fazer para o óleo não espumar na fritura
Meu Lar 08/09/2021

O que fazer para o óleo não espumar na fritura

É comum acidentes acontecerem na cozinha, mas você sabe por que óleo espuma e quais os riscos que isso apresenta para a segurança doméstica? Pois é, ao fritar alimentos é importante ter atenção e tomar certos cuidados para prevenir imprevistos em casa. No geral, o ideal é que a gordura esteja bem limpa e longe de água. Mas como fazer isso e evitar óleo espumando? Nós separamos as possíveis causas das alterações na gordura e as formas de evitá-las. Se você quer descobrir o que fazer para o óleo não espumar, leia as dicas abaixo!

1. Para evitar óleo espumando: alimentos só podem ser fritos após descongelados e secos

Água e óleo não se misturam e isso também vale para a hora de fritar os alimentos! Quando a gordura está quente, qualquer respingo de líquido pode deixar o óleo espumando ou até provocar pequenos estouros que, além de sujarem o fogão, levam a queimaduras físicas caso haja alguém perto da frigideira.

Limpar gordura de fogão é fácil com alguns truques, mas todo cuidado com a saúde é pouco! Então, se você vai fritar alguma comida, o ideal é sempre deixar os alimentos descongelarem (pelo menos parcialmente) para evitar acidentes. Outra forma de prevenir isso é secando os ingredientes que, por algum motivo, possam estar molhados. Agora, você já sabe!

2. Misturar diferentes tipos de gordura pode ser motivo porque o óleo espuma

Apesar de ser possível misturar diferentes tipos de gordura durante preparos culinários, o indicado é evitar essa combinação ao máximo! Uma das dicas principais na hora de o que fazer para óleo não espumar é escolher uma gordura específica para a receita. Seja o Óleo de Soja Qualitá, o clássico da cozinha, ou mesmo o Óleo de Girassol Qualitá, lembre-se de escolher apenas um para prevenir surgimento de espuma!

3. Não reutilizar gordura mais de 3 vezes é dica de como deixar o óleo de fritura limpo

Reutilizar óleo de fritura não é indicado, mas para quem consegue manter o produto bem conservado na panela e prefere evitar desperdício, é importante trocar a gordura após ser utilizada 3 vezes. Esse é o máximo! Os restos de alimento que ficam na frigideira e as mudanças químicas provocadas pelo calor são prejudiciais para a saúde e podem deixar o óleo de fritura com espuma. Principalmente nesses casos, é importante realizar o descarte correto e imediato da gordura, combinado?

4. O que fazer para óleo não espumar na fritura: panela deve estar limpa e higienizada

Como dito anteriormente, os restos de alimentos na frigideira podem deixar o óleo espumando. Então, é fundamental lavar a panela corretamente para remover quaisquer resquícios de comida de preparos anteriores. Não esqueça de secá-la completamente antes de levar a gordura ao fogo!

5. Manter fogo abaixo de 180 graus previne óleo de fritura com espuma

Se você conhece os truques para fritar qualquer alimento com perfeição, deve saber que temperaturas muito elevadas também podem deixar o óleo de fritura espumado. Por isso, manter o fogo abaixo de 180 graus é dica de ouro para quem quer evitar as alterações na gordura. Algumas receitas requerem o óleo bem quente para frituras, mas é melhor deixar o ingrediente aquecer progressivamente ao invés de maneira acelerada em fogo alto.