Alimentação

O que fazer para o almoço de Dia dos Pais? As dicas para planejar um cardápio de dar água na boca

 Que tal aproveitar essa data para cozinhar junto com o pai e preparar um almoço dos deuses?
Que tal aproveitar essa data para cozinhar junto com o pai e preparar um almoço dos deuses?

Em todo segundo domingo de agosto o Brasil inteiro comemora o Dia dos Pais - aquela data feita para ficar pertinho, dar presentes e homenagear aquele homem tão especial. E, se você quer comemorar a data em grande estilo, uma boa dica é preparar um verdadeiro banquete (de preferência, com as comidas que ele mais gosta). Para que você prepare um almoço dos deuses para o seu pai, nós listamos várias ideias de cardápio que fazem bastante sucesso - desde massas até frutos do mar. Confira e experimente!

Macarrão à carbonara é uma receita bem prática

O macarrão à carbonara é um prato bem prático para preparar nessa data festiva. Ele é bem leve, rápido de fazer e combina superbem com ocasiões mais refinadas. O ideal é que você faça essa receita com o macarrão do tipo talharim ou fettuccine (que harmonizam melhor com o tipo de molho). Você também vai precisar de ovos, creme de leite, bacon em cubinhos, queijo e temperos como sal a gosto, pimenta e alho.

Para preparar, não tem muito erro - basta cozinhar o macarrão, fritar os cubinhos de bacon e preparar o molho separadamente (basta misturar todos os ingredientes com um fouet e, então, adicionar o bacon). Depois, adicione o macarrão ao molho e coloque bastante queijo ralado por cima. Outra dica interessante é servir o prato com um bom vinho tinto. Tenho certeza que o seu pai vai amar!

Que tal um churrasco em família?

O churrasco em família é um momento incrível de confraternização, né? Muitos pais, inclusive, gostam de assumir o papel de chefs no preparo das carnes. Só que, nessa data especial, a proposta é que você cozinhe junto com o seu pai e curta esse momento de cozinheiro. Lembre-se de que todo bom churrasco deve contar com muita picanha, linguiça, frango, pão de alho e os acompanhamentos clássicos (arroz, farofa, maionese e molho a campanha). Não se esqueça também do carvão e dos refrigerantes, viu?

Bobó de camarão é uma ótima opção para quem ama frutos do mar

Para os papais amantes de frutos do mar, o bobó de camarão é um dos pratos mais desejados. E a melhor parte é que você só precisa preparar um arroz como acompanhamento. O prato é feito com um molho de mandioca e leite de coco.

Para começar o preparo, limpe bem o camarão e deixe-o marinando com limão, sal, alho e pimenta (pode caprichar nos ingredientes que preferir!). Enquanto o camarão absorve a marinada, você deve cozinhar a mandioca (pode ser em uma panela de pressão) e, depois, usá-la para preparar o molho - em uma outra panela, refogue alho e cebola no azeite, adicione a mandioca, o leite de coco e temperos como cheiro-verde e pimenta. Caso a mandioca não desmanche completamente, use um mixer para triturá-la.

Em outra panela, coloque um pouco de azeite, alho, cebola, refogue um pouco o camarão e, por fim, misture ao molho. Não esqueça de ir experimentando o prato durante o cozimento, ok? Você pode servir o bobó apenas com arroz branco ou também incrementar com uma farofa de dendê ou de banana. Fica uma delícia. Como bebida, vinhos brancos ou rosés são ótimas opções.

Medalhão de filé mignon com molho madeira e batatas douradas é uma alternativa elegante

Para quem quer um almoço mais sofisticado, o medalhão de filé mignon com molho madeira é uma ótima alternativa. A melhor parte é que - apesar de não parecer - essa receita é bem fácil de fazer. Você só precisa temperar a carne (com pimenta, sal e alho), esperar alguns minutos para o tempero impregnar e, então, dourar os filés levemente na manteiga.

Para preparar o molho, use a mesma frigideira na qual você fritou os medalhões (para pegar o gostinho): coloque vinho madeira, água, caldo de carne e um pouco de amido de milho para engrossar. No fim, jogue o molho por cima do filé mignon e prontinho! Já as batatas podem ser preparadas no forno ou na airfryer (fritadeira elétrica) com pimenta, sal a gosto e alecrim. Sirva com arroz branco que vai fazer sucesso!

Para a sobremesa, você pode fazer mousse, pudim, pavê ou salada de frutas

Existem diversas opções boas de sobremesa para preparar nesse dia dos pais - mousses de frutas (morango e limão, maracujá), pudim de leite condensado, pavê de morango com chocolate ou até mesmo uma salada de frutas, caso a ideia seja fazer algo mais leve e saudável. Uma boa dica é apostar em uma sobremesa mais simples e fácil de preparar, tendo em mente que o almoço já será um pouco mais trabalhoso.

Matérias: Alimentação

Ver mais