Alimentação

O que fazer de almoço quando não tem carne? Veja 5 ideias de refeições sem essa proteína

Para fazer um almoço sem carne, uma boa dica é apostar na omelete de forno, que é feita com ovos, queijo, tomate, cebola e diferentes temperos que concedem mais sabor
Para fazer um almoço sem carne, uma boa dica é apostar na omelete de forno, que é feita com ovos, queijo, tomate, cebola e diferentes temperos que concedem mais sabor

Quem nunca teve que preparar um ovo (ou inventar uma receita diferente) em cima da hora por que descobriu que a carne da casa acabou? Muitas vezes, as pessoas não calculam a quantidade certa de frango, peixe ou carne vermelha que deve ser comprada por mês - neste caso, o estoque tende a acabar antes da hora. A boa notícia é que, para fazer um almoço bem saboroso e nutritivo, nem sempre é necessário ter uma proteína animal no cardápio. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é comer entre 300 g e 500 g de carne por semana (o que constitui cerca de 5 bifes pequenos). Ou seja, pode até ser uma boa abdicar da carne de vez em quando, não é mesmo? Para te ajudar nessa missão, nós separamos 5 ideias de refeições simples, que não levam essa proteína. Dá uma olhada!

1. Macarrão ao molho branco

Quando a ideia é preparar um almoço rápido e, ao mesmo tempo, mais sofisticado, a melhor alternativa é recorrer à massa. O macarrão ao molho branco, em especial, é um prato simples, mas que fica supersaboroso quando preparado com os ingredientes certos.

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão talharim Qualitá 500 g, 4 dentes de alho amassados, azeite, 1 cebola média picada, 1 caixa de creme de leite, 1 ½ colher de sopa de margarina, 500 ml de leite, 1 pacote de queijo parmesão ralado Qualitá 100 g, 1 colher de sopa rasa de maisena, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece enchendo uma panela com cerca de 5 litros de água, coloque um pouco de sal e espere ferver. Quando começar a borbulhar, coloque o macarrão e deixe cozinhar. Quando a massa estiver na consistência certa, coloque para escorrer.

Para fazer o molho, pegue uma outra panela, deixe a margarina no fogo até derreter e então, acrescente a cebola. Acrescente um pouco de sal (para ajudar a cebola desidratar), refogue por uns minutos e, em seguida, acrescente a pimenta a gosto, o creme de leite e misture por uns minutos. Dissolva a maisena no leite (misturando com uma colher) e, depois, acrescente a mistura à panela. Mexa até que o molho fique em uma consistência mais encorpada, desligue o fogo e, por fim, adicione o queijo ralado e prontinho!

Na mesma panela que cozinhou o macarrão, coloque o alho amassado, um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Quando o alho estiver frito, jogue o macarrão na panela e misture para que a massa fique mais saborosa. Em seguida, coloque-a no prato, jogue o molho por cima e prontinho! É de dar água na boca, não é mesmo?

2. Risoto de queijo

De origem italiana, o risoto é um prato feito à base de arroz que pode ser incrementado com diferentes ingredientes (vegetais, especiarias, temperos e por aí vai). O risoto de queijo, por exemplo, é um dos mais faz sucesso - o segredo é usar diferentes tipos de queijos e temperos para dar um sabor a mais.

Você vai precisar de: 2 ½ xícaras de arroz arbóreo, 1 cebola média picada, 4 dentes de alho amassados, azeite, 1 pacote de caldo sabor galinha Qualitá, 80 ml de vinho branco, ½ xícara de queijo muçarela, ½ xícara de queijo parmesão, ½ xícara de queijo gorgonzola, ½ xícara de queijo prato, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece colocando o azeite, a cebola e o alho em uma panela e deixe refogar por uns minutos. Em seguida, acrescente o arroz, o sal, mexa mais um pouco e, então, adicione metade do caldo sabor galinha diluído em água. Depois, acrescente o vinho e vá misturando o arroz enquanto ele cozinha. Quando o líquido tiver evaporado, acrescente o resto do caldo de galinha, os queijos e mexa até derreter. Acrescente pimenta-do-reino a gosto e mais sal, se julgar necessário. Quando o risoto ficar pronto, basta servir!

3. Bolinho de grão-de-bico

Você já experimentou receitas de bolinho de grão-de-bico? Essa leguminosa funciona como ótima substituta da carne, pois tem alto teor de proteínas, fibras e outros nutrientes importantes. Por isso, inclusive, muitos veganos e vegetarianos têm o hábito de preparar receitas com grão-de-bico. Para deixar a refeição completa, aposte na clássica combinação de arroz com feijão e salada. Assim não tem erro!

Você vai precisar de: 250 g de grão-de-bico, 1 cebola média picada, 4 dentes de alho amassados, farinha de aveia, azeite, cominho, cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece deixando o grão-de-bico de molho de um dia para o outro (por cerca de 12 horas) e, então, coloque-o para cozinhar na panela de pressão com um pouco de sal. Quando começar a chiar, o ideal é que você deixe no máximo 10 minutos - assim, os grãos não ficam tão cozidos, o que é melhor para preparar a massa.

Em seguida, escorra o grão-de-bico, amasse com uma colher a vá acrescentando farinha de aveia aos poucos, até que seja possível fazer uma bolinha firme com as mãos. Depois, acrescente a cebola, o alho e continue mexendo. Em seguida, adicione um pouco de azeite, cominho, cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem, faça bolinhos com as mãos e frite no óleo quente ou na airfryer. Fica uma delícia!

4. Omelete de forno

Se tem uma opção prática, saborosa, nutritiva - e que quase todo mundo gosta -, com certeza é a omelete de forno. Ela pode ser incrementada com tomate, espinafre, queijo e diferentes temperos que fazem total diferença. A melhor parte de preparar no forno (em vez de usar a frigideira) é que, assim, você gera menos sujeira em termos de gordura e prepara um almoço mais saudável.

Você vai precisar de: 5 ovos, 120 ml de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 tomate picado, 1 cebola pequena picada, 1 cenoura pequena ralada, 150 g de muçarela picada, ½ pacote de queijo parmesão ralado Qualitá, cheiro-verde, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece misturando bem os ovos em um recipiente com a ajuda de um fouet. Em um copo, dissolva a farinha de trigo no leite e, em seguida, jogue a mistura na vasilha com os ovos. Continue mexendo com o fouet, acrescente a cebola, o tomate, a cenoura e mexa mais um pouco. Em seguida, adicione a muçarela o orégano, o cheiro-verde, o sal e a pimenta e misture mais uma vez, até que tudo fique bem homogêneo. Por fim, despeje tudo em uma assadeira de cerâmica untada com manteiga e farinha, cubra com o queijo ralado e coloque para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. O resultado fica delicioso!

5. Panqueca de ricota com espinafre

Se você gosta de seguir uma linha mais saudável - e quer substituir a carne na refeição por um alimento nutritivo - uma boa dica é apostar na panqueca de ricota com espinafre. Esse prato é bem simples, saboroso e fonte de fibras, vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Você vai precisar de: 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de leite, 2 ovos, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de queijo ralado Qualitá, óleo de cozinha, 350 g de ricota, 1 maço de espinafre, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece preparando a massa da panqueca: em um liquidificador, coloque o leite, a farinha, os ovos e bata bem. Em seguida, acrescente o amido de milho, o sal, o queijo ralado e bata novamente. Reserve. Em uma panela com água fervente, coloque o espinafre para cozinhar por cerca de 5 minutos. Em seguida, deixe-o escorrer e, então, pique bem as folhas com uma faca.

Após cozinhar o espinafre, volte para o preparo da massa: em um frigideira, coloque um pouco de óleo de cozinha e, então, despeje um pouco da massa no centro e espalhe até que ela cubra todo o fundo da frigideira. Espere fritar e, depois, vire com uma espátula para também fritar o outro lado. Faça isso com a massa toda e reserve.

Em seguida, misture o espinafre picado com a ricota, acrescente sal e pimenta a gosto e misture bem, até ficar do seu gosto. Recheie as panquecas, feche-as, cubra-as com um pouco de molho de tomate ou molho branco e, então, coloque para gratinar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.

Matérias: Alimentação

Ver mais