Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que fazer com o material escolar antigo? Descubra como evitar o seu descarte absoluto
Meu Lar 02/03/2020

O que fazer com o material escolar antigo? Descubra como evitar o seu descarte absoluto

É difícil definir um destino para material escolar antigo, não é mesmo? São provas, trabalhos, cadernos, livros e diferentes itens que, muitas vezes, a gente fica com pena de jogar fora ou doar. No entanto, para não acumular lixo em casa, o ideal é que você aprenda a fazer uma limpa todo final de ano (antes da volta às aulas). Para te ajudar, nós separamos ótimas dicas para se livrar de materiais escolares antigos, sem precisar necessariamente descartá-los. Confira!

Reaproveite tudo o que for possível

A primeira coisa que você precisa fazer é separar todos os itens (lápis, canetas, tesoura, cola etc.) que ainda podem ser aproveitados no novo ano letivo. Na maioria das vezes, é possível reutilizar itens básicos que ainda estão funcionando bem. Outra dica interessante é reaproveitar cadernos pouco usados – basta arrancar as páginas em que há anotações antigas. Assim, você consegue economizar com a lista de compras e ainda evita o descarte desnecessário de objetos.

Doe livros didáticos e paradidáticos para ONGs

Que tal doar livros didáticos e paradidáticos para ONGs específicas? Em vez de acumular material desnecessário em casa, a nossa dica é fazer uma limpa em itens antigos que podem ser úteis para outras pessoas. Assim, você não acumula lixo em casa e, de quebra, ajuda estudantes mais necessitados. A boa notícia é que existem instituições (como a Terr’Ativa e Exército de Salvação, no Rio de Janeiro) que aceitam materiais escolares como doações. Vale a pena contribuir!

Faça uma triagem do material para, depois, fazer o descarte de forma correta

Antes de sair doando ou descartando materiais antigos, a nossa sugestão é fazer uma triagem detalhada dos papéis (provas e trabalhos), cadernos e livros. A nossa sugestão é seguir a filosofia de “menos é mais”, guardando apenas os trabalhos mais interessantes e que tenham algum valor emocional. Quanto ao bruto do material escolar, o ideal é doar tudo que for possível (inclusive cadernos com anotações) e, quanto a folhas avulsas que não tenham muita utilidade, basta descartar em uma sacola própria para o lixo.

Lembre-se de lavar estojos, mochilas e outros itens antes da volta às aulas

Além de fazer uma triagem no material escolar antigo, não se esqueça de também lavar a mochila, lancheira, estojo e até os uniformes que serão reutilizados no novo ano. Assim, você deixa tudo com aspecto de novo para a volta às aulas!

O passo a passo é simples: depois de descartar os papéis desnecessários, separar os itens (livros e cadernos) para doação e guardar os trabalhos escolhidos em pastas (que serão guardadas nos armários), dedique-se à lavagem dos utensílios.

A mochila, a lancheira e o estojo, por exemplo, podem ser lavados na máquina de lavar em ciclos mais suaves – de preferência, dentro de sacos para lavagem. Mas, caso você prefira, faça uma limpeza cuidadosa à mão, usando um pano com detergente neutro – assim, você pode esfregar manchas e pontos específicos do tecido.