Alimentação

O que fazer com massa de pastel? 4 sugestões para preparar receitas com o ingrediente

O canelone com massa de pastel é uma receita deliciosa e bem simples de fazer que pode ser preparada com o ingrediente
O canelone com massa de pastel é uma receita deliciosa e bem simples de fazer que pode ser preparada com o ingrediente

Você sabia que é possível fazer diferentes receitas com massa de pastel? Aqui, nós separamos 4 sugestões bem práticas e fáceis para você preparar em casa. Basta reaproveitar os recheios de pastel - como queijo, presunto, frango e requeijão - e ousar na criatividade. Dá uma conferida na matéria para saber como preparar receitas com o ingrediente!

1. Canelone com massa de pastel

Que tal preparar uma refeição especial para curtir o fim de semana em casa com a família? O canelone com massa de pastel, por exemplo, é uma ótima pedida para o almoço de domingo!

Você vai precisar de: 1 massa de pastel de rolo pré-cozida (para conseguir o formato certinho do canelone), 400 g de recheio (por exemplo: 200 g de muçarela + 200 g de presunto ou 400 g de frango desfiado), queijo parmesão ralado a gosto e 1 sachê de um molho bem saboroso.

Basta cortar a massa de pastel no formato de um retângulo com 8 a 10 cm de comprimento e preencher a metade com os ingredientes do recheio. Se você for preparar um canelone de frango ou de queijo com presunto, os molhos sugo, bechamel e quatro queijos costumam combinar muito bem com a receita. Assim, é só despejar sobre o recheio, enrolar a massa para fechar o canelone e cobri-la com mais uma camada de molho. Por fim, acrescente o parmesão ralado e leve ao forno 180°C - 200°C em um refratário untado com azeite por cerca de 15 a 20 minutos (ou até gratinar o queijo).

2. Torta com massa de pastel

Caso o objetivo seja preparar uma refeição fácil e saborosa ao mesmo tempo, a melhor dica é recorrer à torta com massa de pastel! Nesse caso, o recheio também fica por sua conta: pode ser uma torta salgada de frango com requeijão, ou algum sabor doce, como banana ou maçã.

Você vai precisar de: 1 massa para pastel de forno, manteiga e farinha de trigo para untar, 200 g de recheio (por exemplo: 200 g de frango desfiado e cozido + 1 pote de requeijão ou 200 g de banana cortada em rodelas + açúcar caramelizado a gosto) e 1 gema de ovo.

Basta separar 2 folhas da massa de pastel, acomodar um dos discos em um refratário pequeno untado com manteiga e farinha de trigo, puxar a massa para as bordas e preencher com o seu recheio favorito. Depois, é só completar com mais um disco de massa de pastel (puxando a massa que sobrou na borda para cima) e pincelar a torta com gema de ovo, levando ao forno preaquecido a 180°C por 30 a 40 minutos.

3. Lasanha com massa de pastel

Fazer uma lasanha com massa de pastel também pode ser uma ótima pedida para o almoço de domingo. Além de ser uma receita prática e fácil de fazer, a lasanha é um prato que costuma agradar a muitos.

Você vai precisar de: 1 massa de pastel de rolo pré-cozida, um recheio para lasanha bem saboroso - como 400 g frango ou 400 g de carne moída (para fazer lasanha bolonhesa) -, 1 sachê de molho de tomate (ou algum outro de sua preferência) e queijo parmesão ralado a gosto.

Em uma travessa, espalhe um pouco do molho e adicione uma camada de massa de pastel cortada do tamanho do refratário. Acrescente o recheio, o molho e mais uma camada de massa de pastel. Intercale as camadas deixando até sobrar apenas uma de recheio, polvilhe bastante parmesão ralado por cima e leve ao forno 200°C por cerca de 20-25 minutos.

4. Petiscos com massa de pastel

Que tal ser um pouco mais criativo e preparar deliciosos petiscos com massa de pastel para fritar? Você pode, por exemplo, fazer um enroladinho de salsicha com massa de pastel, molho de tomate e salsichas fatiadas, basta montar o lanche (usando um pouco de água para colar as pontas da massa e evitar que elas se desmanchem na hora da fritura) e levar para fritar!

Outra ideia de petisco com massa de pastel é preparar um lanche de forno simples com queijo, presunto, molho de tomate e massa de pastel de forno. Nesse caso, você deve separar 2 folhas da massa, colocá-las uma por cima da outra como se estivesse fazendo um cruzamento (tente fazer o sinal de + com a massa) e rechear o centro. Depois, é só puxar as pontas da massa para fechar o lanche (montando uma trouxa similar a um crepe) e levar para assar no forno 200°C por aproximadamente 20 minutos.

Você também pode usar a massa de pastel para fritar para preparar um nacho de pastel crocante. Basta colocar as massas redondas uma em cima da outra (separando apenas a quantidade de massa que você deseja fazer) e cortar em 4 partes, para formar triângulos (como se fossem nachos). Depois, leve a massa para fritar e, quando estiver pronto, tempere com pimenta-do-reino, páprica, alecrim e azeite!

Matérias: Alimentação

Ver mais