Alimentação

O que fazer com leite azedo? 5 receitas para evitar o desperdício do ingrediente

Para aproveitar leite azedo (e evitar o desperdício) uma boa dica é preparar uma receita de queijo caseiro
Para aproveitar leite azedo (e evitar o desperdício) uma boa dica é preparar uma receita de queijo caseiro

Você sabia que dá para preparar receitas usando leite azedo? Quando o alimento fica talhado muitas pessoas tendem a jogar fora. No entanto, dependendo da situação, você pode (e deve) evitar o desperdício, preparando doces e diferentes pratos com a bebida. Vale destacar, entretanto, que leite azedo é diferente de leite estragado. Caso a bebida tenha ficado muito tempo no calor, por exemplo, a nossa sugestão é descartá-la (neste caso, corre o risco de ela causar alguma intoxicação). Mas, se o leite estiver azedo por conta do tempo que ficou na geladeira, pode usar tranquilamente! Aqui, nós separamos 5 receitas simples e saborosas com leite azedo. Dá uma olhada!

1. Bolo de leite azedo

Sabe aquele bolo caseiro que a gente toma no lanche junto com o café? Ele pode ser preparado com leite azedo e, no final, você nem vai reparar! Isso porque, depois de assar, a massa fica com um sabor diferenciado (não dá para notar o leite). Você pode preparar um bolo de chocolate simples, por exemplo. Então se liga na receita!

Você vai precisar de: 3 ovos, 1 ½ xícara de açúcar, 2 tabletes de margarina sem sal, 3 xícaras de farinha de trigo com fermento peneirada, 1 ½ xícara de chocolate em pó, e 1 xícara de leite azedo.

Em uma vasilha, coloque os ovos, o açúcar, a margarina e bata bem com uma batedeira. Depois, quando a massa estiver cremosa, acrescente a farinha de trigo peneirada, o chocolate em pó, o leite e bata novamente. Para finalizar, despeje a massa em uma travessa untada (com manteiga e farinha) e coloque para assar no forno a 180°C por cerca de 45 minutos. Bem simples, né?

2. Doce de leite azedo

Você já pensou em fazer doce de leite azedo por conta própria? Essa sobremesa é bem simples de preparar (você só precisa de dois ingredientes) e fica bem saborosa - dá para comer com biscoitos, bolos e até queijos. Que tal?

Você vai precisar de: 1 litro de leite azedo e 2 xícaras de açúcar.

Para preparar o doce de leite, você só precisa colocar os dois ingredientes em uma panela grande e, então, ir mexendo no fogo médio até ferver. Depois, coloque no fogo baixo e mexa por mais cerca de 40 minutos, até que o doce solte do fundo panela e fique com uma coloração semelhante a do caramelo, com aspecto talhado. Depois, coloque em um pote e é só servir!

3. Queijo caseiro

Que tal preparar um queijo caseiro para comer com pães e torradas? Usando o leite azedo, você pode preparar uma espécie de cottage que fica delicioso e é bem nutritivo. Uma boa dica, inclusive, é usar ervas, pimentas e outros temperos para dar uma valorizada.

Você vai precisar de: 1 litro (ou mais) de leite azedo, orégano, cebolinha, salsinha e pimenta-do-reino a gosto.

Prepara um queijo caseiro é muito mais simples do que parece, sabia? Coloque o leite azedo em uma panela grande e deixe ferver, sempre misturando com uma colher de pau. Depois, espere cerca de 4 horas para a mistura talhar. Despeje o leite em um pano limpo, esprema para que o soro saia e, assim, fique apenas a parte talhada. Coloque o queijo em um pote e acrescente as ervas que preferir. Misture com uma colher e prontinho! Fica uma espécie de ricota caseira deliciosa.

4. Pão caseiro de leite azedo

Se você tem o hábito de preparar pão em casa, a nossa sugestão é reaproveitar o leite azedo nesse tipo de receita. Você pode preparar pães doces, salgados, temperar com ervas finas e o que mais preferir. Depois de pronta, a massa fica bem saborosa - e você nem repara o gosto azedo.

Você vai precisar de: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 ovo, 1 xícara de água, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 100 ml de leite azedo, ½ tablete de manteiga, 1 colher de sopa de fermento

Comece juntando a farinha, a água e o fermento e misture bem com as mãos para formar uma massa consistente. Coloque em uma vasilha, tampe com o pano e espere 30 minutos para que a massa cresça e descanse.

Em uma vasilha separada, coloque o leite azedo, a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal e misture bem com uma colher de pau. Aos poucos, vá adicionando a massa com farinha e mexa bem com as mãos - assim, você forma uma nova massa bem consistente. Faça bolinhas com as mãos e coloque a massa para assar no forno a 180°C. Retire quando os pães estiverem crescidos e dourados. Fica uma delícia!

5. Pudim de leite azedo

Você sabia que também é possível preparar pudim de leite azedo? Essa é uma ótima sobremesa para servir nos almoços de domingo em família - é fácil de preparar e fica deliciosa! A nossa dica é acrescentar coco ralada para dar um sabor a mais.

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 2 de leite azedo (use a lata de leite condensado como medida), 3 ovos, 100 g de coco ralado e 4 colheres de sopa de açúcar.

Preparar pudim de leite azedo também é superfácil! Coloque o leite condensado, os ovos e o leite azedo no liquidificador e bata bem. Depois, adicione o coco ralado e mexa com uma colher. Coloque o açúcar na forma do pudim e leve ao fogo até derreter (acrescente 3 colheres de água filtrada para formar a calda). Em seguida, despeje a massa do pudim na forma e coloque para assar no forno a 180°C. Quando estiver pronto é só desenformar e servir. É de dar água na boca, não é mesmo?

Matérias: Alimentação

Ver mais