Economia do lar

O que fazer com bolo solado? Como aproveitar a massa em outras receitas

Você pode reaproveitar o bolo solado para fazer cake pops - bolos espetados no palito e cobertos de chocolate, bem semelhantes a um pirulito
Você pode reaproveitar o bolo solado para fazer cake pops - bolos espetados no palito e cobertos de chocolate, bem semelhantes a um pirulito

Quem nunca abriu o forno antes da hora (ou usou algum ingrediente errado) e acabou solando o bolo sem querer? Esse é um erro bastante comum, mas a boa notícia é que dá para reutilizar a massa solada em receitas novas e diferenciadas. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas simples de como fazer uma sobremesa nova usando o bolo solado. Nada de jogar fora, ok?

Prepare um pavê usando a massa solada

Que tal reaproveitar a massa solada para fazer um pavê de chocolate? Você pode cortar o bolo em fatias finas e usá-lo no lugar do biscoito para montar o pavê. Intercale a massa com um creme de chocolate, morangos e, no final, decore com bolinhas de chocolate que fica uma delícia!

Outra dica interessante é esfarelar toda a massa solada e, então, bater no liquidificador com leite, chocolate em pó, creme de leite e um pouco de leite condensado (adicionando os ingredientes aos poucos) para fazer uma massa de pavê mais cremosa. Intercale com biscoitos champagne, faça uma cobertura de brigadeiro e prontinho!

Já ouviu falar nos cake pops?

Você também pode usar o bolo solado para fazer uma sobremesa mais original para festas e eventos. O cake pop, para quem não conhece, nada mais é que um "bolo no palito", muito semelhante a um pirulito. Para preparar esse doce, você deve esfarelar a massa e adicionar leite condensado aos poucos para formar uma massa mais firme.

Depois, faça bolinhas com as mãos e as espete em um palito. Para finalizar, mergulhe-as em uma ganache de chocolate, coloque em uma forma com papel manteiga e leve à geladeira para endurecer o chocolate. Antes de colocar para gelar, você também pode jogar confetes coloridos para grudar no chocolate e ficar mais bonito. Os cake pops são servidos como pirulitos e ficam uma delícia!

Triture a massa para fazer um brownie

Outra forma interessante de reaproveitar massa solada é investir numa receita de brownie. Para fazer isso, você deve esfarelar a massa e colocar no processador junto com açúcar, ovos, manteiga e um pouco de cacau em pó. Bata todos os ingredientes e, depois, coloque em uma forma para assar. Apesar de ser um pouquinho mais trabalhosa, essa receita também fica uma delícia! O bom é que você reaproveita aquela massa solada, sem precisar jogar nada fora.

Coloque leite quente com açúcar para molhar a massa

Caso você não queira ter muito trabalho para fazer outra receita, aqui vai uma sugestão de ouro: Depois de tirar o bolo (e perceber que ele está solado), aqueça um pouco de leite, misture com açúcar e depois, jogue em cima do bolo para que ele absorva e fique com a massa úmida e mais macia. Você pode colocar uma cobertura (ganache ou brigadeiro, por exemplo) e até servir com sorvete. Não tem como não gostar dessa sobremesa!

Matérias: Economia do lar

Ver mais