Economia do lar

O que fazer com banana madura demais? 5 receitas para não ter que jogar a fruta fora

Use bananas maduras para preparar massa de panqueca e também um doce caramelizado para servir de cobertura
Use bananas maduras para preparar massa de panqueca e também um doce caramelizado para servir de cobertura

Quando a banana fica madura demais (com a textura bem mole e partes escuras), o ideal é preparar receitas criativas com a fruta - em vez de comê-la in natura. Você pode fazer diferentes sobremesas, vitaminas e smoothies, usando outros ingredientes para compor um lanchinho dos deuses. Para te ajudar nesse assunto, nós listamos 5 receitas fáceis e saborosas feitas com banana madura. Dá uma conferida!

1. Vitamina de banana

Para começar o dia com o pé direito, que tal preparar uma boa vitamina de banana no café da manhã? Para fazer uma quantidade caprichada, use 5 ou 6 bananas maduras, cerca de 1 litro de leite, aveia em flocos a gosto e, para incrementar ainda mais, duas colheres de sopa de cacau em pó. Bata tudo no liquidificar e sirva em seguida - fica delicioso!

Essa é uma boa dica para salvar as bananas que já passaram do ponto. Prepare a bebida para todos tomarem no café da manhã (ou lanche da tarde), mas lembre-se de que o ideal é tomar a vitamina na mesma hora, senão ela acaba ficando escura

2. Doce de banana

Você já experimentou doce de banana caseiro? Para preparar, use 5 bananas grandes bem maduras e as  corte em rodelas. Em uma panela, coloque 1 xícara de açúcar e mexa no fogo até que ela se transforme em caramelo. Adicione 2 ½ colheres de sopa de canela em pó, 1 xícara de água e vá mexendo (ainda no fogo) até que fique bem líquido e homogêneo.

Depois, adicione as rodelas de banana e misture bem por alguns minutos. O resultado é um doce cremoso e bem escuro (cor de caramelo). Coloque em um recipiente, leve à geladeira e, depois, é só servir - acompanhado de sorvete, por exemplo, fica delicioso! Bem simples, né?

3. Panqueca de banana

Muita gente não sabe, mas também é possível preparar massa de panqueca usando bananas maduras. Para isso, use 2 ovos, 1 banana madura, 1 colher rasa de sobremesa de canela e outra de açúcar. Bata todos os ingredientes no liquidificador (ou mixer) e, depois, despeje a massa em uma frigideira (com um fio de azeite) e deixe os dois lados bem dourados. Você pode comer a panqueca com um pouco de mel, outras frutas ou até mesmo com bananas caramelizadas no açúcar. Essa é uma dica prática e saudável de lanche!

4. Bolo de banana

Você também pode usar bananas maduras para fazer uma receita de bolo fofinho. Para preparar, você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 ½ xícara de açúcar, 4 ovos, 1 xícara de óleo, 1 xícara de água, 2 bananas médias picadas e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Para começar bata todos os ingredientes - menos a banana e o fermento - na batedeira, adicionando um de cada vez para que a massa fique bem homogênea. No final, adicione as rodelas de bananas maduras, bata levemente (para que a fruta não se desfaça por completo), acrescente o fermento e bata suavemente. Despeje a massa em uma forma untada e coloque para assar em um forno a 180°C, por cerca de 40 ou 50 minutos.

Obs.: Você pode servir o bolo seco ou então preparar uma calda de chocolate para dar uma incrementada. Que tal servir esse bolinho no lanche da tarde com os amigos, hein?

5. Mousse de banana

A maioria das pessoas já conhece receitas de mousse de maracujá ou limão, que são mais clássicas. Mas você sabia que a mousse de banana também é saborosa e funciona como ótima sobremesa? Para preparar, você vai precisar de: 8 bananas grandes e maduras, 7 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de canela em pó, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 500 ml de leite.

Comece cozinhando o açúcar em uma panela, adicione as bananas cortadas em rodelas, a canela em pó e mexa até que elas se desmanchem. Em uma panela separada, misture o leite, o creme de leite e o leite condensado até que eles fiquem em uma consistência cremosa. Depois é só despejar o creme sobre as bananas, misturar bem e levar à geladeira. Esse é um doce bem simples (e diferente) para servir em almoços de família. Que tal?

Matérias: Economia do lar

Ver mais