Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é tremoço e como prepará-lo na cozinha
Guia Culinário 20/08/2021

O que é tremoço e como prepará-lo na cozinha

Você sabe o que é tremoço? O nome pode até parecer estranho, mas esse alimento é bem famoso devido ao sabor que oferece às receitas. A melhor curiosidade para os brasileiros é que ele combina muito com churrasco! Além disso, o tremoço é rico em fibras e proteínas e é considerado uma ótima opção de aperitivo saudável e ingrediente para preparos culinários usados em encontros com os amigos e família. Agora, saiba mais sobre a semente e como comer tremoço!

Descubra o que é tremoço e de onde vem o alimento

O tremoço é a semente de uma planta chamada tremoceiro, da qual também deriva o nome da leguminosa. Historicamente, o fruto é originário da Europa, mais especificamente de Portugal e Espanha, além de algumas cidades na Itália. Aqui no Brasil, o alimento faz bastante sucesso na região Sul, onde é cultivado e consumido com maior regularidade. Por apresentar cor amarelada, o tremoço pode ser confundido com o milho, mas o que os diferencia é que a leguminosa portuguesa tem os grãos maiores, mais espessos e um gosto mais amargo.

Use tremoço em conserva no vinagrete ou na farofa para caprichar nos sabores presentes no churrasco

Vinagrete (ou molho à campanha, como preferir chamar) é um daqueles complementos que não podem faltar no churrasco, não é? O tremoço português da Qualitá entra na receita para aprimorar ainda mais o gosto dos alimentos e rechear o prato com muito sabor e textura!

Basta picar a semente em pedaços pequenos com o auxílio de uma faca bem afiada ou com um processador para triturar alimentos. Adicione o fruto do tremoceiro à preparação de saladas ou aos ingredientes do vinagrete: tomate, cebola, alho, vinagre, azeite de oliva, salsinha, pimenta-do-reino e sal. Misture tudo e sirva para os convidados!

Patê de tremoço é ótima opção para café da manhã e lanche da tarde

Que tal preparar uma pastinha para sanduíche ou até mesmo um queijo caseiro com tremoço português da Qualitá para aproveitá-los pela manhã? Também é uma ótima opção para o lanche da tarde!

O patê de tremoço é muito nutritivo e ainda tem um sabor espetacular. Você vai precisar bater 2 xícaras de chá da leguminosa (descascada e demolhada por 3 dias) com 3 dentes de alho no liquidificador ou mixer. Depois, é só temperar com salsinha, vinagre, tomilho e pimenta-do-reino (ou um dos outros tipos de pimenta, se preferir). Hmmm… Delícia!

Snack de tremoço é dica de aperitivo para noite de encontro com amigos

O famoso tremoço português da Qualitá pode ser consumido como aperitivo também, sabia? Dá para preparar um snack supersaboroso com a leguminosa e servir junto com amendoim e algumas outras opções de salgadinhos para dividir com os amigos.

Tremoço é um dos alimentos que precisam ficar de molho antes do preparo. Você vai precisar manter o remolho de 1 a 3 dias, sempre trocando a água do alimento pelo menos duas ou três vezes para garantir a remoção do amargor da leguminosa. A versão doce da semente pode ficar de molho por apenas por 1 dia. Em seguida, basta cozinhar em água fervente e voltar ao remolho por mais alguns dias.

Após escorrer a água, tempere a leguminosa com sal e pimenta. Caso queira algo com mais sabor mais acentuado, opte por condimentos como alho picado, tomilho e folha de louro. Aproveite e divida as receitas com a família!